'Blindado', Hugo alcança marca no Fla e pode diminuir pressão sobre Sousa
O Flamengo encara o Ceará hoje (14), às 16h30 (de Brasília), na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro, em meio a uma turbulência dentro e fora de campo. Porém, o duelo de logo mais é especial para o goleiro Hugo. Abraçado pelo técnico Paulo Sousa, o camisa 45 completa 60 jogos com a camisa rubro-negra em um momento que busca se firmar ainda mais na equipe e aliviar a pressão sobre o treinador.
O Vozão, com três pontos, quer se afastar da zona de rebaixamento, enquanto o time da Gávea, com cinco pontos, busca alcançar a primeira metade da tabela.
Cria da base do Flamengo, Hugo é, no momento, titular e assume a função diante das lesões de Santos e Diego Alves, nomes mais experientes para a função. No entanto, cabe destacar que desde a chegada de Paulo Sousa, o goleiro possui uma atenção especial no Ninho do Urubu.
A comissão técnica do português enxergou diversas qualidades no jovem e utilizam o treinamento diário no CT para lapidar o 'diamante', como Hugo é chamado por Paulo Grilo, preparador de goleiros. Além do trabalho com os pés e posicionamento corporal, a equipe de Sousa investe no psicológico do atleta.
Dono de personalidade forte, a comissão técnica reforça a necessidade do equilíbrio emocional para que Hugo mantenha um passo a frente na competição pela titularidade. Em meio a isso, nos momentos em que o jovem recebeu críticas por conta da atuação, Paulo Sousa 'bancou' o goleiro - como aconteceu após a derrota para o Botafogo
Contra o Ceará, Hugo completará 60 jogos com a camisa profissional do Flamengo, sendo 20 nesta temporada. Ou seja, o goleiro que mais atuou sob o comando de Paulo. Ao todo, foram 13 gols sofridos, média de 0,68 por partida.
Neste momento conturbado, Hugo tem a missão de retribuir o voto de confiança dado por Paulo. Alvo de pressão e de muitas críticas, o português segue à frente do Flamengo por ter o respaldo do departamento de futebol.
Virada de chave
Apesar do destaque com Paulo Sousa, a trajetória de Hugo Souza ganhou destaque com Renato Gaúcho. O jovem era considerado o terceiro goleiro na hierarquia e vivia assombrado pelas falhas contra o São Paulo.
Na ocasião, Diego Alves era o goleiro titular da equipe, e Renato se reuniu com Hugo e Gabriel Batista. Em uma conversa franca, o treinador abriu o jogo e afirmou que quem estivesse em melhor condição se tornaria o reserva imediato da posição.
Internamente, este momento é visto como a virada de chave da carreira de Hugo. O goleiro imediatamente iniciou trabalhos complementares na academia. Não à toa, adquiriu o melhor percentual de gordura desde que chegou ao profissional. Na sequência, o camisa 45 ganhou espaço com Renato e se consolidou com a chegada de Paulo Sousa.
FICHA TÉCNICA:
CEARÁ x FLAMENGO
Competição: Campeonato Brasileiro - Sexta rodada
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Dia: 14 de maio de 2022, sábado
Horário: 16h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (Fifa/SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa/SP)
CEARÁ: João Ricardo; Michel, Messias, Lacerda, Bruno Pacheco; Lucas Ribeiro, Geovane, Vina; Cléber, Lima (Erick), Mendoza. Técnico: Dorival Júnior
FLAMENGO: Hugo; Matheuzinho, Pablo, David Luiz e Ayrton Lucas, Willian Arão, João Gomes, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Paulo Sousa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.