No último sábado (14), o confronto entre Internacional e Corinthians, no estádio Beira-Rio, ficou marcado pela acusação de racismo por parte de Edenilson a Rafael Ramos. Após a partida, o jogador do Colorado prestou queixa à polícia afirmando que o adversário se referiu a ele como "macaco". O lateral da equipe paulista foi preso, mas solto sob fiança paga pelo próprio clube e depois se defendeu nas redes sociais. O STJD solicitou abertura de inquérito para a avaliação do caso.
Na live do programa Cartão Vermelho, transmitida pelo UOL Esporte nesta terça-feira (17), os jornalistas Juca Kfouri e José Trajano lembraram o caso. Como ainda não há comprovação da fala de Rafael Ramos, Juca optou por não direcionar o cartão vermelho diretamente ao jogador, mas sim para o racismo em geral. Os comentaristas lembraram outras situações e os fatos recentes envolvendo clubes brasileiros na Libertadores, por exemplo.
"Que fique claro que estaremos esperando o resultado do inquérito e, por isso, não vou direcionar o cartão vermelho para alguém em específico. Sendo assim, eu vou dar ele para o racismo, para o racista, para quem passa pano e para quem naturaliza esse sentimento odioso, desumano e covarde. Esse sentimento não pode habitar o coração e a mente de nenhum outro ser humano", disse Juca Kfouri.
Ao longo do programa, os jornalistas deram suas opiniões quanto ao caso envolvendo Edenilson e Rafael Ramos. Na visão de Juca Kfouri, não se pode condenar o lateral do Corinthians sem que haja uma comprovação, mas também não se pode duvidar da acusação do meio-campista do time gaúcho.
"É triste e mais uma vez aconteceu dentro do futebol brasileiro. Está em investigação e não se pode, evidentemente, dizer que o jogador português é culpado. Ele garante que não chamou o Edenilson de macaco, mas o meia garante que ouviu isso. O Rafael foi preso em flagrando e o Corinthians pagou sua fiança, como tinha de ser feito", começou dizendo Juca.
"De qualquer maneira, é difícil supor que um jogador experiente como é o Edenilson fosse inventar um episódio desse. Não se pode culpar ninguém sem comprovação, mas não se deve desqualificar quem faz a denúncia. Infelizmente, a última é a tendência entre quem tem esse discurso de ódio", completou o comentarista.
Por fim, José Trajano deu sua opinião e se disse 'revoltado' com as pessoas que 'passam pano' para esse tipo de situação. O comentarista trouxe à tona casos recentes de racismo no futebol.
"Qual seria o motivo para o Edenilson inventar isso no meio de um jogo? O que mais me revolta é a 'passagem de pano' do clube que o jogador pertence, de parte da imprensa e o fato das repetições de injúrias raciais. O maior palco para isso tem sido a Libertadores e a Sul-Americana. Em Itaquera, um torcedor do Boca Juniors imitou um macaco. É revoltante que isso aconteça. Não podemos condenar o Rafael Ramos sem provas, mas é um caso revoltante", disse Trajano.
A próxima edição da live do programa Cartão Vermelho será na próxima terça-feira (24). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.