Como clube foi da falência à final da Liga Europa em 10 anos
O Rangers chega à final da Liga Europa, hoje, contra o Eintracht Frankfurt, com um daqueles roteiros típicos de cinema. A equipe escocesa caiu para a quarta divisão nacional ao decretar falência, se recuperou e, 10 anos depois, está em uma decisão internacional. Só falta o título para virar filme.
Em 2012, o Rangers decretou falência depois que a Fazenda britânica rejeitou o plano de viabilidade financeira apresentado pelo clube, que estava cheio de dívidas. O time acabou comprado por um grupo de empresários, precisou mudar de nome e passou a se chamar The Rangers. Como parte do processo, o novo Rangers foi rebaixado automaticamente à quarta divisão para a temporada 2012-13.
A partir daí veio a retomada. Nos dois anos seguintes, o clube conseguiu subir até a segunda divisão, mas não retornou à elite logo de cara. O acesso à primeira divisão ocorreu na temporada 2015-16.
Em meio à reconstrução, o Rangers viu o arquirrival Celtic conquistar o Campeonato Escocês por nove anos seguidos. A sequência só acabou graças ao próprio Rangers, que foi campeão nacional na temporada 2020-21. O título do ano passado teve Steven Gerrard como técnico do time.
Já no cenário europeu, desde que voltou às competições europeias em 2017, o Rangers sofreu, mas vem evoluindo. Caiu para o Progrès Niederkorn, de Luxemburgo, ainda na primeira fase preliminar da Liga Europa de 2017-18. Um ano depois, parou na fase de grupos.
Nas duas temporadas seguintes, foi até as oitavas de final da mesma competição. Agora, chegou à decisão em 2021-22 após eliminar clubes como Borussia Dortmund e Red Bull Leipzig no mata-mata. O Rangers busca seu primeiro título da Liga Europa após ser vice da competição, então chamada de Copa da Uefa, em 2008.
Eintracht Frankfurt deixou Barça pelo caminho
Do outro lado, o Eintracht Frankfurt vai à decisão depois de bater o Barcelona nas quartas de final em uma campanha que começou sem grande expectativas com empate em casa contra o Fenerbahce na primeira rodada da fase de grupos.
O treinador Oliver Glasner, inclusive, revelou que não esperava que o clube alemão fosse tão longe na Liga Europa.
"Quando começamos, eu não esperava que o final desta jornada seria a decisão. Espero que o fim seja o troféu", disse Glasner.
"Tivemos muitos momentos especiais. Eu poderia falar de todos os jogos, como a grande vitória em Barcelona. Na semifinal, tivemos um time muito forte fisicamente [West Ham] da Premier League. Mas o mais especial será a final em Sevilla", completou.
O Frankfurt busca seu segundo título internacional. A equipe foi campeã da Copa da Uefa em 1980.
A bola rola às 16h (de Brasília) para Eintracht Frankfurt x Rangers, no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilla, na Espanha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.