Topo

Brasileirão - 2022

Valdivia reencontra Inter após quatro anos e se reinventa com volta à elite

Valdivia em ação durante o jogo entre Cuiabá e São Paulo, pelo Brasileirão 2022 - Divulgação/Cuiabá Esporte Clube
Valdivia em ação durante o jogo entre Cuiabá e São Paulo, pelo Brasileirão 2022 Imagem: Divulgação/Cuiabá Esporte Clube

Do UOL, em Porto Alegre

21/05/2022 04h00

Internacional e Valdivia vão se reencontrar, hoje (21), em jogo da sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Cinco anos depois de deixar o estádio Beira-Rio, o meia-atacante revê o ex-clube como titular do Cuiabá. E em outro momento da carreira.

Cuiabá e Inter jogam às 21h (horário de Brasília), na Arena Pantanal, no Mato Grosso.

Valdivia chega ao jogo acumulando 26 partidas na temporada. Titular em nove partidas, o meia tem dois gols e três assistências. No site SofaScore, especializado em estatísticas, ele consta entre os melhores jogadores do clube no Brasileirão, até aqui.

Quem olha o 2022 do cabeludo pode não lembrar dos anos anteriores. Após o rebaixamento à Série B com o Colorado, Valdivia foi emprestado ao Atlético-MG. Depois, emendou giro por São Paulo, Al Ittihad, Vasco e Avaí.

Em Florianópolis conseguiu maior sequência, estabilidade e bom rendimento a ponto de assinar contrato depois de encerrado o vínculo com o Inter. A estadia em Santa Catarina terminou com o acesso à elite, no ano passado.

Pelo Inter, Valdivia viveu cenários opostos. Durante o ano de 2015, chegou a ter até peruca lançada pelo Internacional para aproveitar a boa fase do jogador e do time — então semifinalista da Copa Libertadores. O jogador, à época, era xodó da torcida e tinha boas atuações sob comando de Diego Aguirre e, na sequência, Argel Fucks.

Uma lesão, durante jogo com a seleção brasileira olímpica, marcou a guinada para outra fase na relação com os colorados. Ao longo de 2016, com a campanha do rebaixamento, o meia voltou de cirurgia e não conseguiu ajudar a equipe a escapar da queda.

No Cuiabá, o meia tem o equivalente a 13,5 jogos completos — pela contagem dos minutos. Participou de 14 vitórias, cinco empates e sete derrotas da equipe. No Brasileirão, são quatro jogos como titular e cinco partidas, ao todo.

Inter e Valdivia já se enfrentaram, desde a saída do meia-atacante do Beira-Rio, mas agora o encontro acontece em outro momento da carreira do jogador. Aos 27 anos, o camisa 10 do Cuiabá será um dos personagens do duelo na Arena Pantanal.