City tem virada histórica para voltar a vencer o inglês após 10 anos
O Liverpool acirrou a disputa, mas não conseguiu destronar o Manchester City, que faturou o título da temporada 21/22 do Campeonato Inglês. Assim como na temporada 11/12, o time perdia em casa até o final do segundo tempo, mas conquistou uma virada para ficar com a taça.
A vitória da equipe de Pep Guardiola foi oficializada hoje (22), dia da última rodada do torneio. O time derrotou o Aston Villa, em uma virada épica por 3 a 2, e alcançou os 93 pontos, um á frente dos Reds.
O troféu nacional é o 2° consecutivo do City, que chegou, na história da Premier League, à sua 6ª conquista. Das últimas cinco edições, o clube de Manchester ganhou em quatro oportunidades.
A campanha do campeão, digna de aplausos, superou com folga os números da última temporada: em 37 jogos, foram 28 vitórias, seis empates e apenas três derrotas, totalizando um aproveitamento de 81% — no passado, a equipe encerrou com sete pontos a menos.
10 anos depois...
No dia 13 de maio de 2012, o City perdia por 2 a 1 para o QPR até os 45 minutos do segundo tempo. Dzeko e Sergio Agüero marcaram nos acréscimos e deram o título do Campeonato Inglês para o clube pela primeira vez desde 1968.
Na primeira temporada sem Aguero, o grande herói de 10 anos atrás, o City perdia por 2 a 0 até os 30 da segunda etapa quando conseguiu a virada em apenas cinco minutos. Desta vez, Gündogan marcou duas vezes para ser o grande destaque da conquista, a quarta do City nos últimos cinco campeonatos.
Começo com susto
Apesar do incontestável título, o City assustou os torcedores logo na estreia do Inglês ao perder, por 1 a 0, para o Tottenham. As duas próximas rodadas, no entanto, mostraram a supremacia da equipe: duas goleadas por 5 a 0, contra Norwich e Arsenal.
Na 7ª rodada, houve o primeiro embate da equipe contra o Liverpool no torneio. A eletrizante partida acabou em 2 a 2, em jogo marcado por um gol de De Bruyne já nos minutos finais.
Outro tropeço aconteceu na 10ª rodada, em casa, diante do Crystal Palace. A derrota por 2 a 0 ligou o sinal de alerta em Guardiola e companhia. O City se redimiu logo depois ao bater o Manchester United, seu maior rival, e voltou a colar nos Reds.
Foco e eficiência
Os deslizes ficaram para trás quando, depois do sucesso no clássico, o campeão inglês emendou uma sequência de impressionantes 12 vitórias.
E não foram quaisquer resultados: no currículo, um 7 a 0 sobre o Leeds, um 4 a 0 sobre o Newcastle e um agitado 6 a 3 sobre o Leicester — todas as goleadas ocorreram em apenas duas semanas.
O tabu só foi quebrado em um "inocente" jogo contra o Southampton, que acabou em 1 a 1. Nesta altura, no entanto, o City era líder isolado da tabela e chegou a ter 12 pontos de vantagem sobre o Liverpool.
Tottenham vira pedra no sapato de novo, mas ajuda
No dia 19 de fevereiro, o time de Guardiola encarou o Tottenham por uma "revanche" do 1° turno e novamente não saiu com a vitória.
Em meio a um empate movimentado e com quatro gols no placar até os 50 minutos do 2° tempo, Harry Kane balançou as redes e selou a derrota do City, que ainda se manteve na ponta da tabela.
Apesar do revés, a equipe de Manchester agradeceu ao Tottenham semanas depois, já que a equipe de Antonio Conte arrancou um empate contra o Liverpool e deixou a disputa ainda mais embolada.
Ponto a ponto
Nas últimas rodadas do Inglês, City e Liverpool — que também empataram no 2° turno — lutaram ponto a ponto pela liderança da tabela.
Quando tinha chance de descolar do rival e ficar mais perto do troféu na penúltima rodada, o time de Guardiola acabou escorregando e não passou de um empate contra o West Ham, "revivendo" o adversário vermelho, que precisava de um novo tropeço azul na rodada final.
Para delírio de metade de Manchester e tristeza de grande parte de Liverpool, o City fez sua parte contra o Aston Villa e, dentro de sua casa, garantiu o título.
Papa-títulos! Guardiola chega a sua 10º conquista de ligas nacionais como treinador
Três vezes campeão espanhol com Barcelona (2008-2009, 2009-10, 2010-2011), e outras três alemão com o Bayern de Munique (2013-2014, 2014-2015, 2015-2016), Guardiola chegou a sua quarta conquista com o City nos últimos cinco anos, perdendo apenas para o Liverpool em 2019-20.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.