Libertadores: o que está em jogo para Flamengo e Palmeiras na última rodada
Já classificados e com a liderança de seus respectivos grupos garantidas, Palmeiras e Flamengo entram em campo na noite de hoje (24), ambos às 21h30, para encerrar a fase de grupos da Libertadores. O Verdão recebe o Deportivo Táchira-VEN, no Allianz Parque, enquanto o Rubro-Negro encara o Sporting Cristal-PER, no Maracanã.
Afinal, com as vagas asseguradas e as melhores pontuações da chave obtidas com antecedência, a rodada final do torneio sul-americano ainda vale alguma coisa para Palmeiras e Flamengo? O UOL Esporte mostra que sim.
O que vale para o Palmeiras
Para o time de Abel Ferreira, são três os principais motivos para não "ignorar" a partida contra o Táchira: a manutenção dos 100% de aproveitamento na Libertadores, a oportunidade de se manter na liderança geral da competição e a chance de ter a melhor campanha e bater o recorde de gols marcados na fase de grupos da competição na história.
Atual bicampeão, o Palmeiras lidera o Grupo A e tem a maior pontuação da atual edição da Libertadores, com 15 pontos. Uma vitória diante dos venezuelanos mantém o Verdão com a vantagem de decidir jogos do mata-mata sempre no Allianz Parque e faz o atual elenco superar a melhor campanha da história da fase de grupos do torneio.
O recorde atualmente pertence ao Boca Juniors de 2015. Os argentinos venceram os seis jogos, com 17 gols de saldo, número menor que o time de Abel terá se ganhar do Táchira.
Um empate com o Táchira também garante a ponta, já que tem 11 gols a mais de saldo que o segundo colocado geral, o Flamengo. Em caso de derrota, o Palmeiras terá de secar o time carioca, o River Plate e o Estudiantes, clubes que ainda têm chances de ultrapassar na tabela geral.
Além disso, o Palmeiras está a um gol de superar o River Plate e se tornar o time com mais gols na história da fase de grupos da Libertadores. No momento, ambos têm 21 gols marcados.
O que vale para o Flamengo
Líder do Grupo H e segundo clube mais bem colocado na classificação geral, com 13 pontos, o Rubro-Negro vê a partida contra o Sporting Cristal como importante para reforçar a virada de chave após o atrito extracampo do técnico Paulo Sousa e do goleiro Diego Alves, tratado como "situação resolvida" pelo português e pelos dirigentes.
A chance de ultrapassar o Palmeiras e finalizar a fase de grupos com a melhor campanha é remota, mas uma vitória diante dos peruanos pode manter o Flamengo na vice-liderança geral. Neste momento, o time carioca tem a mesma pontuação de River Plate e Estudiantes, mas está à frente por critérios de desempate. Como tem saldo idêntico ao do River (8), o Fla leva vantagem por ter mais gols marcados no torneio (13 contra 10). Portanto, um triunfo expressivo diante do Sporting Cristal será importante para manter a segunda melhor campanha.
Além disso, a equipe defende invencibilidade de 16 jogos como mandante na competição continental e, consequentemente, viver dias mais leves até o clássico com o Fluminense, domingo (29), às 18h, no Maracanã (o mando é do rival), pelo Brasileirão.
Red Bull Bragantino ainda busca vaga
Antes dos jogos de Palmeiras e Flamengo, o Red Bull Bragantino enfrenta o Nacional-URU, às 19h15, fora de casa, e não depende só de si para avançar às oitavas de final da Libertadores.
O Massa Bruta ocupa a segunda colocação do Grupo C, com cinco pontos, mesma pontuação do Vélez Sarsfield-ARG (mas à frente pelo saldo de gols, -1 contra -3) e um a mais que o Nacional. O Estudiantes já garantiu a liderança da chave, com 13 pontos.
Portanto, mesmo se vencer, precisa torcer para o Vélez não tirar os dois gols de saldo de diferença se ganhar do Estudiantes em casa (os duelos ocorrem na mesma data e hora). Se empatar, o Bragantino só avança se o Vélez também não vencer. Em caso de derrota, a equipe estará eliminada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.