Para sempre vice? Juventus é o time que mais perdeu finais da Champions
A conquista da Liga dos Campeões é o sonho de todo clube europeu. Porém, enquanto alguns times empilham taças, outros amargam vices. E ninguém é mais familiarizado com a dor da derrota em decisões de Champions do que a Juventus.
Bicampeã do principal torneio europeu (84/85 e 95/96), a Velha Senhora amargou nada menos do que sete derrotas em finais. Isso coloca o time italiano no topo na lista de vice-campeões da Champions League.
O Real Madrid foi o principal carrasco da Juve em decisões. Com dois gols de Cristiano Ronaldo e Zidane no banco, os merengues bateram a Velha Senhora por 4 a 1 na final da temporada 16/17. Já em 97/98, o Real bateu o time italiano por 1 a 0, com gol de Predrag Mijatovic.
O Barcelona também castigou a Juventus na temporada 14/15. Diante de um empolgado trio catalão, formado por Lionel Messi, Luis Suárez e Neymar, a Velha Senhora perdeu por 3 a 1. Rakitic, Suárez e Neymar marcaram para o Barça. Morata descontou para os italianos.
Drama em clássico
A lista de vice-campeonatos da Juventus ainda conta com uma dramática decisão nos pênaltis contra o Milan, na temporada 2002/03. Após empate sem gols tanto no tempo regulamentar quanto na prorrogação, o clássico foi para as penalidades. No duelo entre Dida e Buffon, melhor para o goleiro brasileiro, que garantiu o triunfo do Milan por 3 a 2.
Birindelli e Del Piero converteram para a Juve, e Trezeguet, Zalayeta e Montero perderam. Pelo lado do Milan, Serginho, Nesta e Shevchenko marcaram. Já Seedorf e Kaladze desperdiçaram.
Mais três...
Dois alemães e um holandês completam a lista de fracassos da Juventus em finais da Liga dos Campeões. Na temporada 96/97, o time italiano perdeu por 3 a 1 para o Borussia Dortmund. Riedle marcou dois para os alemães, Del Piero descontou para a Juve e Lars Ricken fechou o placar.
Já no início dos anos 80, foi a vez do Hamburgo bater a Juventus. Na final da Champions de 1982/83, os alemães venceram por 1 a 0 e ficaram com a taça. Felix Magath marcou o único gol do jogo.
A estreia da Juve em decisões de Champions também foi amarga. Na temporada 72/73, a Velha Senhora perdeu por 1 a 0 para o Ajax de Johan Cruyff. O gol do título, porém, foi marcado por Johnny Rep.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.