A liderança do Brasileirão esteve perto das mãos do São Paulo, mas o empate por 2 a 2 com o Ceará, neste sábado (28), frustrou as esperanças tricolores. O time comandado por Rogério Ceni vencia por 2 a 1 no Morumbi, mas caiu de rendimento na segunda etapa. Falhas individuais e algumas mudanças feitas pelo treinador ajudam a explicar como os donos da casa deixaram a vitória escapar após um primeiro tempo agressivo.
Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan, Menon e Gabriel Perecini discutiram os motivos que levaram o São Paulo a amargar o empate com o Ceará. Para Menon, três pontos foram decisivos para o tropeço do Tricolor em casa.
"O primeiro foi o erro absurdo do Arboleda. Contra o Cuiabá [na vitória por 2 a 1], foi outra patacoada como essa. Ele já está perdendo aquela aura de insubstituível. O Miranda pode muito bem jogar uma partida ou outra e voltar a ser considerado pelo Ceni. O Arboleda não pode errar uma bola dessa, em que o time perde dois pontos", criticou o colunista do UOL, referindo-se à falha cometida pelo zagueiro no lance do primeiro gol do Ceará.
Para Menon, outro problema evidente do São Paulo na partida contra o Vozão diz respeito ao grupo de jogadores. "Há uma falta de jogadores no elenco para determinadas posições. O Andrés Colorado está machucado, o Luan não está bem fisicamente e não tem ritmo. Ficaram poucos jogadores para dar força ao meio-campo. Jogou muito tempo com Rodrigo Nestor e Igor Gomes, até o empate Em seguida, Ceni colocou o Pablo Maia. Poderia tê-lo colocado antes", comentou.
Apesar das opções limitadas no banco de reservas, Menon questionou algumas mudanças feitas pelo treinador. "O Rogério fez algumas substituições dentro da caixinha. Não entendo a saída do Rafinha, que estava jogando muito bem. Estava amarelado e fora do próximo jogo, mas poderia ficar até o fim da partida. O Reinaldo não estava jogando bem, mas a entrada do Welington não era a melhor coisa no momento", opinou.
Em vez das mudanças nas laterais, Ceni poderia ter mexido na formação do meio-campo, na visão de Menon. "O melhor era fechar um pouco o meio, porque o Ceará estava tendo muita superioridade por ali por causa de uma partida ruim do Luciano. O Rogério tem isso, de fazer trocas automáticas. Contra o Corinthians [empate por 1 a 1] foi assim. Ele deveria pensar mais. Saiu um gol em uma bobeada do Igor Vinícius", disse.
O jogo deste sábado deve servir como lição ao Tricolor, até pela possibilidade de um reencontro com o Vozão nas quartas de final da Sul-Americana. "O Ceará é um time que jogou muito bem e a posição dele na tabela é provisória. Não combina com o bom futebol que está jogando. Possivelmente, será o adversário do São Paulo na próxima fase da Sul-Americana. É bom o São Paulo ficar atento. O São Paulo tinha tudo para ganhar o jogo, mas perdeu a liderança do campeonato, que seria provisória. E terminou implorando para o juiz acabar a partida porque o Ceará estava bem melhor", finalizou.
Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será no sábado (4), logo após a partida contra o Avaí pelo Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.