Topo

São Paulo

Com quatro jogos a menos, Calleri iguala série goleadora da temporada 2016

Calleri, jogador do São Paulo, comemora o gol contra o Ceará, pelo Brasileirão - Marcello Zambrana/AGIF
Calleri, jogador do São Paulo, comemora o gol contra o Ceará, pelo Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

29/05/2022 11h00

Xodó da torcida são-paulina, o argentino Jonathan Calleri marcou ontem (28) um dos gols do Tricolor no empate em 2 a 2 com o Ceará e igualou seus próprios números da temporada 2016 — quando balançou as redes adversárias em 16 oportunidades. Desta vez, no entanto, o camisa 9 precisou de quatro jogos a menos para alcançar a marca de sua primeira passagem pelo clube do Morumbi.

Naquele ano, emprestado ao São Paulo pelo Deportivo Maldonado, Calleri marcou 16 gols em 31 partidas — média de 0,51 gols por jogo. Foram nove gols na campanha do Tricolor na Copa Libertadores, quatro pelo Paulistão e outros três no Campeonato Brasileiro. O argentino, contudo, deixou o Brasil no meio da temporada após assinar com o West Ham, da Inglaterra.

Atualmente, sob o comando de Rogério Ceni, os números são ainda mais expressivos. O camisa 9 é o artilheiro isolado do Brasileirão, com oito gols, e ficou com a vice-artilharia do Campeonato Paulista, tendo balançado as redes adversárias em oito oportunidades, apenas um atrás de Ronaldo, da Inter de Limeira. São 16 gols em 27 jogos, média de 0,59 por partida na temporada.

A estatística do centroavante poderia ser ainda melhor. Isto porque, no duelo de ontem com o Ceará, Calleri marcou três gols em seus três primeiros toques na bola na partida — tudo isso ainda antes dos 25 minutos da etapa inicial. Apesar da eficácia, apenas o primeiro deles foi validado pela arbitragem. O segundo houve irregularidade de André Anderson no início da jogada e o terceiro foi marcado em condição irregular.

Em média de gols por jogo, esta é a melhor temporada da carreira do argentino. Em números gerais, o ano mais goleador do hoje são-paulino foi 2015, quando marcou 23 vezes com a camisa do Boca Juniors em 59 partidas.

São Paulo