Topo

Mercado da bola: Jorge Jesus de clube novo, e meia de volta ao Corinthians

Jorge Jesus, treinador que fez sucesso no Flamengo em 2019, vai assinar contrato com o Fenerbahce - Miguel Schincariol/Getty Images
Jorge Jesus, treinador que fez sucesso no Flamengo em 2019, vai assinar contrato com o Fenerbahce Imagem: Miguel Schincariol/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/05/2022 19h02

Com o término dos principais campeonatos europeus nos últimos dias, a temporada 21-22 acabou e deu início, de vez, ao famoso e agitado mercado da bola, que já começa a ter especulações e acordos.

Hoje, o destaque na Europa vai para o acerto de Jorge Jesus com o Fenerbahce. No Brasil, a sombra de Renato Gaúcho voltou a aparecer no Grêmio, e Mateus Vital deve retornar ao Corinthians no fim de seu empréstimo.

O UOL Esporte destaca as principais notícias do dia no mercado da bola. Confira:

Jorge Jesus tem destino certo -- e não é o Flamengo

Jorge Jesus é o novo treinador do Fenerbahce. O português enfim acertou nas últimas horas de hoje os detalhes finais do contrato com o clube turco e já está a caminho de Istambul ao lado da sua comissão técnica.

Depois de uma longa negociação, que incluiu ainda uma espera — sem sucesso — para abrir conversas com o Flamengo, onde fez sucesso entre 2019 e 2020, JJ vai receber cerca de 7 milhões de euros (R$ 37 milhões) por temporada na Turquia.

Tottenham com reforço no ataque

O Tottenham anunciou a contratação do croata Ivan Perisic. O meia-atacante disputou a última temporada na Inter de Milão e se junta aos ingleses após o encerramento de seu contrato com os italianos.

"Nós estamos animados em anunciar a contratação de Ivan Perisic. O experiente croata vai se juntar ao clube no dia 1 de julho após o encerramento de seu contrato com a Internazionale e concordou com um contrato até 2024", comunicou o clube por meio de nota oficial.

Brasileiro na mira do Porto

Segundo o jornal português "O Jogo", o Porto tem interesse na contratação do zagueiro Kaiky, do Santos, para a próxima temporada. Com 18 anos, o defensor tem contrato com a equipe brasileira até o final de 2026 e tem uma multa rescisória estipulada em 70 milhões de euros (cerca de R$ 354 milhões, na cotação atual).

Com carência na posição, o time português vê como prioridade a contratação de Kaiky em meio às iminentes saídas de Mbemba e Rúben Semedo.

Renato Gaúcho de volta ao Grêmio?

Pela primeira vez desde sua saída do Grêmio, em abril do ano passado, Renato Gaúcho apareceu como assunto entre torcedores e também nos bastidores do clube, reflexo da fase do time na Série B do Campeonato Brasileiro.

A referência a Renato começou de fora para dentro, mas já atingiu setores da diretoria. A grandeza da figura do treinador é justamente o argumento para eventual retorno, mesmo que a saída em 2021 tenha sido depois de um desgaste profundo no dia a dia. O Grêmio, porém, não iniciou nenhum tipo de movimento para o retorno até agora.

Mateus Vital deve retornar

Atual técnico do Corinthians, Vítor Pereira lamentou que as lesões fizeram o atual elenco alvinegro se tornar um grupo limitado, porém existem jogadores emprestados que podem retornar: um deles é Mateus Vital.

O meia, que está no Panathinaikos da Grécia, possui contrato com o Timão até o fim de 2023 e seu empréstimo se encerra em 30 de junho deste ano. A tendência, inclusive, é de um retorno ao Brasil.

Veja mais sobre Jorge Jesus e notícias do futebol no UOL News Esporte: