O Palmeiras lidera o Brasileirão na oitava rodada com a pontuação mais baixa de um líder neste estágio do campeonato na era dos pontos corridos, somando 15 pontos, um a menos que o Cruzeiro, que em 2014 fazia campanha semelhante. Enquanto isso, a diferença para o oitavo colocado, o Flamengo, é de apenas três pontos, o que indica uma disputa equilibrada na temporada em meio a um calendário atípico.
No UOL News Esporte, Rodrigo Coutinho afirma que o Palmeiras é o único time que realmente se coloca como candidato ao título neste momento, com as atuações do time comandado por Abel Ferreira, ainda que coloque o elenco palmeirense um pouco abaixo de Flamengo e Atlético-MG.
"O Palmeiras para mim é o que eu consigo enxergar como o real candidato ao título pelo futebol que vem jogando recentemente, acho que não tem nenhum time no Brasil com o mesmo nível de atuações recentes do Palmeiras, mostrando regularidade. Talvez, o time que chegue mais perto disso seja o Atlético-MG, com as oscilações que ele tem", diz Coutinho.
"Entre essas equipes que estão nas primeiras posições do campeonato, talvez o São Paulo seja o menos irregular. Acho que é um campeonato que vai ser muito aberto, tirando o Palmeiras, todos os outros times oscilam no campeonato, uns mais e outros menos. Tem a questão dos elencos, Flamengo e Atlético-MG têm elencos muito bons, no meu modo de ver até elencos melhores do que o Palmeiras, mas não conseguem ter um desempenho de alto nível nessa altura do campeonato e vão ter que se provar nessa sequência para entrar de fato nessa briga", completa.
O jornalista destaca que o campeonato está muito aberto não apenas na parte de cima da tabela, mas também entre os que estão entre os últimos colocados, considerando que os ocupantes atuais da zona de rebaixamento não jogam futebol de time que vai cair.
"Os últimos quatro colocados do campeonato, se a gente pega Atlético-GO, Juventude, Fortaleza e Ceará, esses quatro times em algum momento dessas oito rodadas não apresentaram futebol de time rebaixado, também isso dá uma dimensão do quanto vai ser equilibrado esse campeonato. Está muito aberto ainda, não dá para a gente ter uma noção exata. A única certeza é que o Palmeiras vai brigar pelo título porque é o time mais confiável do Brasil nesse momento", afirma Coutinho.
Já Vitor Guedes afirma que a briga só deve se abrir para times como Corinthians, São Paulo e Fluminense no caso de os favoritos Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG continuaram com uma pontuação mais baixa, em um nível atípico para campeões de pontos corridos.
"Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG são os candidatos ao título. Corinthians, Fluminense, São Paulo, Inter e grande elenco vai entrar nessa briga se a pontuação se mantiver neste nível. Como o Flamengo foi campeão em 2009 com menos de 70 pontos, em 2011 o Corinthians foi campeão com 71 ou 72. Eu duvido que qualquer um fora desse trio fará 80 pontos, 79, muito menos os 90 do Jesus do Flamengo", diz Vitão.
"A chance de Corinthians, Inter, Fluminense e São Paulo é essa pontuação ficar neste nível, Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo não dispararem, dividirem a atenção em três competições, aí o bolo aumenta. Se tiver pontuação de campeão tradicional, vai ser um dos três provavelmente Palmeiras ou Atlético-MG", conclui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.