Topo

Brasileirão - 2022

Pikachu culpa Vina por confusão no clássico cearense: 'começou tudo'

Colaboração para o UOL, em Maceió

01/06/2022 23h04

O meio-campista Yago Pikachu, do Fortaleza, saiu na bronca após a derrota para o Ceará, na noite desta quarta-feira (1), por 1 a 0. De acordo com o jogador, a confusão foi iniciada por uma atitude de Vina, do Vovô, e terminou com uma expulsão para Felipe, do Leão do Pici. A equipe é a última colocada do Brasileirão, com dois pontos em oito partidas.

"Mesmo com um a menos, tivemos a oportunidade de empatar o jogo. Não sei se foi pênalti naquela jogada que a bola bate na mão do jogador deles. Não digo que a arbitragem afetou o resultado. O Vina começou a confusão toda e não ganhou nem um cartão amarelo para prevenir os ânimos, acabou expulsando só um dos jogadores. Se agrediu, tem que ser expulso. O Vina começou toda a confusão e não levou nem amarelo", reclamou o jogador na entrevista à beira do gramado.

No intervalo do jogo, Pikachu foi visto dialogando com o quarto árbitro da partida. Segundo o jogador, o motivo da conversa foi justamente uma cobrança na confusão.

"Eu só cobrei [ao quarto árbitro] a questão do Vina. Ele começou toda a confusão. Ele chutou nosso jogador. Alegou que chutou a bola em cima do jogador, mas a confusão começou ali. Só cobrei dele isso. Todo mundo pode falar que isso é desculpa, mas não é. (...) Agora é ter paciência. Não podemos jogar esse trabalho de 1 ano e 3 meses com o Vojvoda pelo ralo. Temos que pedir ao torcedor que continue nos apoiando porque vamos sair dessa situação", complementou.

A situação do Fortaleza inspira cuidados. O time é o 20º colocado, a sete pontos do 16º, o Goiás. O desempenho preocupa porque é a única equipe que ainda não venceu na competição, além de ter o pior saldo: foram quatro gols marcados e 11 sofridos nesses oito primeiro jogos.

"A situação é preocupante, mesmo antes dessa partida, pela pontuação que temos na partida. Dois pontos, muito abaixo. Em termos de rendimento, a gente vinha jogando bem. Nesses dois últimos jogos, a gente foi abaixo. Acredito que até o jogo 11 contra 11, estávamos com volume de jogo. A expulsão prejudicou a nossa estratégia e levamos o gol no fim do primeiro tempo. Temos que reverter essa situação o mais rápido possível, porque ela é incômoda. Temos um jogo difícil contra o Flamengo e depois dos jogos em casa", analisou Pikachu.

O Fortaleza entra em campo contra o Flamengo no próximo domingo (5), às 16h, no Maracanã. A equipe está classificada para as oitavas de final da Libertadores e enfrenta o Estudiantes-ARG, nos dias 30 de junho e 7 de julho.