Topo

Copa Sul-Americana - 2022

SPFC e Santos veem falta de comunicação da Conmebol em confusão por Morumbi

Estádio do Morumbi antes de São Paulo x Everton-CHI, pela Sul-Americana - Staff Images / CONMEBOL
Estádio do Morumbi antes de São Paulo x Everton-CHI, pela Sul-Americana Imagem: Staff Images / CONMEBOL

Brunno Carvalho, Lucas Musetti Perazolli e Marcel Rizzo

Do UOL, em São Paulo e Santos

01/06/2022 04h00

Uma falta de comunicação foi apontada por São Paulo e Santos como responsável pela confusão causada com a divulgação da tabela das oitavas de final da Copa Sul-Americana. A Conmebol colocou o jogo do Alvinegro praiano contra o Deportivo Táchira-VEN no Morumbi antes que as duas equipes tivessem chegado a um acordo sobre a cessão do estádio.

A decisão da Conmebol surpreendeu membros da diretoria do São Paulo, que ainda não tinham dado o aval para a realização do duelo. O principal incômodo foi com a marcação do jogo do Peixe para um dia antes da data em que o Tricolor receberá a Universidad Católica-CHI em sua casa. Entendendo que duas partidas seguidas prejudicariam o gramado e trariam um prejuízo para seu próprio jogo, o São Paulo decidiu vetar a cessão ao Santos.

Pelas oitavas de final da Sul-Americana, o Peixe recebe o Táchira em 6 de julho, em local ainda não confirmado, enquanto o Tricolor enfrenta a Católica, no dia seguinte, no Morumbi.

O Santos priorizava o Morumbi por causa de quatro fatores principais: capacidade, gramado, logística para a delegação e acesso dos torcedores. O Peixe acreditava que a boa relação com o São Paulo seria o suficiente para o Plano A ser atendido, mas acabou surpreendido pela Conmebol.

O clube não via problema em atuar um dia depois do São Paulo, mesmo que o gramado do Morumbi não estivesse ideal. Como a Conmebol não abriu espaço para uma conversa sobre o calendário, o Santos teve que pensar em um plano B. O jogo contra o Deportivo Táchira-VEN deve acontecer na Arena Barueri.

O UOL Esporte apurou junto com a Conmebol que a divulgação da tabela com os dois jogos no Morumbi foi pautada na decisão do próprio Santos. O clube colocou o estádio são-paulino e a Arena Barueri como opções para quando a Vila Belmiro não pudesse ser utilizada. O regulamento da competição exige que os jogos das oitavas de final sejam em estádios com capacidade mínima para 20 mil pessoas - o estádio santista suporta 18 mil.

A Conmebol não costuma consultar os clubes para decidir os locais das partidas. As decisões são sempre pautas nas escolhas feitas pelas próprias equipes na ficha de inscrição do campeonato. O regulamento prevê que uma troca de estádio pode ser solicitada até 15 dias antes do jogo, o que permite ao Santos levar o duelo para a Arena Barueri.

O estádio tem capacidade para 31 mil pessoas, é mais difícil para chegar e sair e tem problemas de rede. No duelo com o Ceará, o fraco sinal de internet no local prejudicou o funcionamento das catracas e vários santistas entraram com a bola rolando. O Peixe quer resolver esse problema até a decisão pela Sul-Americana.