Topo

OPINIÃO

Carneiro: Tite ainda tem dúvidas na lateral e no ataque da seleção

Colaboração para o UOL, em Aracaju

02/06/2022 04h00

O Brasil enfrenta a Coreia do Sul hoje (2), às 8h (horário de Brasília), em Seul, num dos últimos amistosos antes da convocação final para a Copa do Mundo. A partida contra os sul-coreanos será a oportunidade do técnico Tite tirar dúvidas remanescentes em relação a algumas vagas que ainda estão em aberto. O Brasil volta a jogar na próxima segunda (6), contra o Japão, em Tóquio, e depois só terá mais dois jogos antes da lista final.

Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte nesta quarta (1º), os jornalistas Vitor Guedes e Gabriel Carneiro trocaram figurinhas sobre as posições em que Tite ainda tem dúvidas na seleção. Segundo Carneiro, um dos setoristas de seleção brasileira do UOL, o treinador ainda tem interrogações sobre a lateral esquerda e o ataque.

"A lateral esquerda é o maior exemplo de vaga em aberto. O Tite convocou três jogadores, escancarou que tem dúvidas para essa posição, mas é um período de jogos complicado, porque cortou o Danilo na véspera da viagem e não deu tempo de convocar outro lateral direito, então o Arana e o Telles treinaram como laterais direitos, e o Arana treinou também como zagueiro, porque estava sem o Gabriel Magalhães e o Militão."

"Então é uma data Fifa complicada para observar a disputa por posição, o dia a dia e a versatilidade podem acabar definindo essa vaga, ainda mais com 26 nomes convocados para a Copa, com 15 opções no banco de reservas", explicou Carneiro, em referência a Guilherme Arana, Alex Telles e Alex Sandro.

"A disputa fica por aí e no ataque também, tem o Matheus Cunha, o Martinelli e o Rodrygo, jogadores que estão aparecendo agora, precisam de afirmação e estão contando com esses jogos para ter oportunidades", completou o jornalista.

Questionado por Vitão sobre a situação de Richarlison, Gabriel Jesus e Martinelli, Carneiro disse que o primeiro tem o passaporte carimbado por Tite, mas ainda vê o segundo como uma incógnita.

Hoje atacante do Manchester City, Jesus deve deixar o time de Pep Guardiola e tem o futuro indefinido no futebol inglês. Entre os times interessados em contar com o jogador, está o Arsenal.

"O Richarlison, se nada der errado até a Copa do Mundo, está garantido. Fez parte de todo o ciclo da Copa, entrega desempenho e números também, é o vice-artilheiro deste ciclo com 13 gols, só atrás do Neymar, que é o principal artilheiro e assistente da seleção. Richarlison tem excelentes números e tem um entendimento do sistema da seleção, sempre faz gols e tem uma entrega física também, o Richarlison é mais garantido", afirmou.

"Gabriel Martinelli ainda não, teve poucos minutos e está entrando aos poucos, tem um período para percorrer, e o Jesus vejo o futuro da carreira dele como uma grande incógnita, a gente não sabe onde ele vai jogar na próxima temporada, se vai chegar jogando, se vai chegar jogando muitos minutos", completou Carneiro.

Além dos amistosos contra Coreia do Sul e Japão, a seleção brasileira só tem mais duas partidas antes da convocação para a Copa do Qatar, ambas em setembro. Primeiro contra a Argentina, em rodada atrasada das Eliminatórias, em jogo adiado pela Anvisa no auge da pandemia de Coronavírus, e depois contra adversário a ser definido — provavelmente o México.

A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será na sexta (3). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.