Topo

Palmeiras

Contratações do Palmeiras sepultam era dos medalhões e rejuvenescem time

Treino do Palmeiras na Academia de Futebol - Cesar Greco/Palmeiras
Treino do Palmeiras na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

03/06/2022 04h00

O UOL Esporte apurou que o Palmeiras está próximo de selar a contratação do centroavante argentino José Manuel López, 21, jogador do Lanús-ARG. Se concretizada, sua chegada manterá o Alviverde no curso de um processo de rejuvenescimento iniciado antes mesmo da chegada de Abel Ferreira, em novembro de 2020.

Foi ainda com Vanderlei Luxemburgo, em janeiro daquele ano, antes da pandemia, que o Palmeiras promoveu uma leva grande de atletas da base, como Patrick de Paula, Gabriel Menino e Wesley. Muitos jogadores veteranos, porém, seguiram no elenco.

A partir da chegada da comissão técnica portuguesa, contudo, o clube também vem fazendo trocas de atletas mais velhos por mais jovens, decretando o fim da era das contratações de medalhões que foram marca na gestão Alexandre Mattos.

O antigo diretor de futebol, juntamente com os ex-presidentes Paulo Nobre e Mauricio Galiotte, tinha como uma de suas estratégias importar líderes com mais rodagem para ajudar a pavimentar a maturidade do elenco.

Foram os casos de Zé Roberto, Felipe Melo, Edu Dracena, Cleiton Xavier, Michel Bastos e Luiz Adriano, entre outros. Destes, Zé e Melo, sem dúvida, foram os nomes que mais tiveram sucesso no clube alviverde. Na média, pode-se dizer que a estratégia mostrou acertos, sem deixar de ter suas falhas.

"Não quero jogadores que venham acabar a carreira"

mm - Reprodução / Palmeiras - Reprodução / Palmeiras
Merentiel assinou o vínculo com o Verdão até junho de 2026.
Imagem: Reprodução / Palmeiras

Agora, no entanto, impera no Palmeiras uma filosofia totalmente diferente, que privilegia o desenvolvimento de lideranças dentro do grupo e a chegada de jogadores jovens com potencial de retorno técnico e financeiro. De reboque, vêm também gastos menores com folha de pagamento, luvas e outras cifras decorrentes das negociações.

Abel falou da contratação de Miguel Merentiel, 26 anos, durante a entrevista coletiva pós-jogo contra o Emelec-EQU, pela Libertadores. E as palavras do treinador resumiram bem como o clube pensa agora:

"Vocês querem, e os torcedores querem, jogadores de renome, mas que venham aqui acabar a carreira. Não quero jogadores que venham aqui para acabar a carreira. Quero jogadores que podem continuar a crescer na carreira", declarou o treinador.

Elenco rejuvenesce sete anos

EA - Cesar Greco / Palmeiras - Cesar Greco / Palmeiras
Atuesta, do Palmeiras, foi o 2º maior investimento até o momento no Brasil, mas com valores bem abaixo de outros anos
Imagem: Cesar Greco / Palmeiras

Considerando o elenco que terminou a temporada de 2021, em comparação com o que Abel tem atualmente à sua disposição, o Palmeiras ficou sete anos mais jovem.

Essa é a diferença entre as médias de idade dos 14 jogadores que se juntaram ao elenco de modo regular e a média etária dos dez que saíram: 22,71 anos x 29,8 anos.

O número é significativo especialmente se levado em conta que Patrick de Paula, 21, e Renan, 20, puxam para baixo a média dos que deixaram o elenco. Neste grupo, Felipe Melo, 38, e o goleiro Jaílson, 40, têm os maiores impactos.

Entre os que se juntaram ao elenco, oito jogadores oriundos das categorias de base que passaram a treinar regularmente com o elenco, atenuam o número — que o goleiro Marcelo Lomba, 35, eleva. Entre os jogadores de linha, o volante Jailson e Merentiel, ambos com 26, são os mais velhos.

Considerando apenas as cinco contratações já sacramentadas - Lomba, Murilo, Jailson, Merentiel e Navarro -, a média de idade sobe para 26,3 anos. Ainda assim, há um rejuvenescimento médio de mais de três anos em relação às saídas, mesmo com Patrick e Renan na equação.

De acordo com o portal Transfermarkt, o elenco do Palmeiras tem média de idade de 25,4 anos. Com esse número, o Alviverde tem um plantel mais jovem que o do Corinthians (27,2), empata com o do São Paulo e é mais velho que o do Santos (24,3).

Em relação ao Flamengo (28,3), o Verdão tem um elenco quase três anos mais novo. A diferença para o Atlético-MG (27,3) é de exatamente dois anos.

Jogadores que se juntaram ao elenco em 2022

Merentiel, 26 anos
Murilo, 25
Jailson, 26
Rafael Navarro, 22
Atuesta, 24
Marcelo Lomba, 35
Fabinho, 20
Garcia, 20
Giovani, 18
Vanderlan, 20
Kayky Naves, 20
Lucas Freitas, 21
Pedro Bicalho, 21
Gabriel Silva, 20

Média: 22,71 anos

Jogadores que deixaram o elenco

Felipe Melo, 38 anos
Willian Bigode, 35
Deyverson, 31
Patrick de Paula, 22
Renan, 20
Luiz Adriano, 35
Jailson, 40
Danilo Barbosa, 26
Victor Luis, 28
Matheus Fernandes, 23

Média: 29,8 anos

* A compilação não contempla quartos goleiros e jogadores que treinam apenas eventualmente com os profissionais

Palmeiras