Cruzeiro: Bom momento da defesa passa por zagueiro recuperado por Pezzolano
Com a defesa ilesa há sete jogos - seis pela Série B do Brasileiro e um da Copa do Brasil -, o Cruzeiro vive seu melhor momento defensivo desde 2019, quando ápice havia sido cinco partidas sem ser vazado. Vários fatores contribuem para que o sistema defensivo da equipe celeste seja destaque neste momento, entre eles a recuperação de um jogador por parte do técnico Paulo Pezzolano: Eduardo Brock. A Raposa põe à prova a boa fase hoje (3), diante do Operário, às 21h30 (de Brasília), no estádio Germano Krüger (PR).
Eduardo Brock nem sequer estava nos planos da diretoria para ter seu contrato renovado, que vencia em maio deste ano. No entanto, desde o início do trabalho do técnico uruguaio, o jogador foi acionado. Inicialmente, Brock era utilizado no decorrer dos jogos, em circunstâncias específicas das partidas, fosse para descansar algum companheiro ou resguardar algum amarelado. No entanto, as atuações seguras fizeram com que ele ganhasse espaço e tivesse o vínculo prorrogado por mais um ano.
O zagueiro mudou de status. Se no início poucos colocavam fé em sua renovação, hoje ele é o capitão celeste e esteve em 23 dos 27 jogos do time na temporada. Além do aspecto defensivo, o jogador é peça importante na bola parada ofensiva ao se candidatar para cobrar faltas ou como elemento perigoso dentro da área nas cobranças de escanteio. Ao todo, ele soma quatro gols com a camisa cruzeirense.
"Não me recordo de viver uma sequência tão longa sem sofrer gols (na carreira). Isso certamente é mérito de toda a equipe. Não apenas o sistema defensivo é responsável, mas também a pressão alta executada pelos jogadores lá da frente, o encaixe dos defensores e as boas defesas do Rafael em momentos decisivos. A colaboração de todos permite que tenhamos esse resultado", avaliou o zagueiro.
O atleta chegou ao Cruzeiro depois de uma bagagem importante em 2017, quando foi o capitão do Paraná no acesso à elite do futebol brasileiro naquela temporada. Antes de chegar ao Cruzeiro, no entanto, passou pelo Ceará. Sua chegada ocorreu sob boas expectativas em maio de 2021, mas a campanha ruim do time no ano fez com que o jogador fosse um dos mais cobrados pela torcida.
FICHA TÉCNICA:
OPERÁRIO x CRUZEIRO
Competição: 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 3 de junho de 2022 (sexta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Germano Krüger, em Pinta Grossa (PR)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Auxiliares: Kleber Lúcio Gil (Fifa/SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Márcio Henrique de Gois (SP)
OPERÁRIO: Vanderlei; Arnaldo (Lucas Mendes), Thales, Reniê e Raphinha; André Lima, Ricardinho, Marcelo e Giovanni Pavani (Fernando Neto); Silvinho e Paulo. Técnico: Claudinei Oliveira
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Eduardo Brock, Zé Ivaldo e Willian Oliveira; Adriano, Neto Moura, Rafael Santos e Fernando Canesim; Jajá, Waguininho e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.