Topo

Brasileirão - 2022

Calleri erra pênalti, São Paulo cai de produção e cede empate ao Avaí em SC

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/06/2022 21h02

Avaí e São Paulo empataram em 1 a 1 na noite de hoje (4), na Ressacada, em duelo válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols da partida foram marcados por Reinaldo, para o Tricolor, e Muriqui, para os donos da casa. Calleri ainda desperdiçou um pênalti.

O resultado é ruim para as duas equipes. O São Paulo perde a oportunidade de se manter próximo aos líderes e pode terminar a rodada fora até mesmo do G-6. Já o Avaí chegou ao quarto jogo sem vencer no Brasileirão.

Na próxima rodada, o Avaí visita o Atlético-GO em Goiânia na quarta (8), às 20h30 (de Brasília). Na quinta (9), às 20h (de Brasília), o São Paulo atua novamente fora de casa e encara o Coritiba, no Couto Pereira.

Live do São Paulo

VAR protagonista na Ressacada

O VAR auxiliou o árbitro Anderson Daronco a marcar dois pênaltis que não haviam sido dados com a bola rolando para o São Paulo. Ambos foram cometidos pelo zagueiro Arthur Chaves, um por colocar o braço na bola e outro por derrubar Luciano. Reinaldo converteu o primeiro, e Calleri perdeu o segundo.

Quem foi bem: Rodrigo Nestor

Apesar da pouca produção ofensiva do São Paulo, o meio-campista conseguiu achar passes entre as linhas de marcação do Avaí e colocou companheiros em boas condições de finalizar.

Quem foi mal: Arthur Chaves e Calleri

O zagueiro do Avaí cometeu dois pênaltis e teve atuação para esquecer. O atacante do São Paulo, apesar dos créditos que tem com a torcida, também foi mal. Pouco apareceu no ataque, à exceção de uma cabeçada para fora nos acréscimos, e ainda desperdiçou um pênalti.

Cronologia do jogo

O primeiro tempo da partida teve poucas emoções e muitos erros de passes de ambas as equipes. O São Paulo chegou a assustar duas vezes com Luciano no início, mas diminuiu muito o ritmo e só conseguiu abrir o placar aos 48 minutos, quando Reinaldo converteu um pênalti marcado após checagem do VAR.

A etapa final começou com outro pênalti para o São Paulo, novamente marcado com auxílio do VAR, este desperdiçado por Calleri. O Avaí chegou ao empate aos 20 minutos, quando Muriqui aproveitou rebote de Jandrei após finalização de Eduardo e deixou tudo igual na Ressacada.

O jogo do São Paulo

Mesmo sem Arboleda, Ceni optou por manter a formação com três zagueiros. Apesar do começo animador com chances criadas por Luciano, a atuação do Tricolor foi abaixo da expectativa. A equipe paulista quase não levou perigo ao Avaí e acumulou erros de passes. No fim, a equipe acabou castigada pela atuação abaixo da média, sofreu o empate na etapa final e por pouco não viu o Avaí virar.

O jogo do Avaí

Os donos da casa começaram mal e deram espaços para o São Paulo, mas logo equilibraram a partida. Assim como o Tricolor, o Avaí pouco conseguiu ter sucesso na construção das jogadas na etapa inicial. No segundo tempo, após empatar com Muriqui, cresceu no jogo e teve chance de virar.

Reinaldo cobra pênalti no ângulo e abre o placar

O lateral esquerdo manteve o bom aproveitamento em cobranças de pênalti e chegou ao quinto gol pelo São Paulo na temporada. Todos feitos da marca da cal. Em toda a passagem pelo Tricolor, são 20 pênaltis convertidos em 21 cobrados.

Calleri desperdiça cobrança e perde gol claro no fim

No segundo pênalti para o São Paulo no jogo, não foi Reinaldo quem cobrou. Calleri foi o responsável pela batida, mas isolou e perdeu a oportunidade de ampliar para o Tricolor. Aos 48, recebeu cruzamento na área e cabeceou para fora. Foi a melhor chance do Tricolor voltar à frente do placar.

Jandrei espalma fraco, e Muriqui não perdoa

O goleiro do São Paulo rebateu para frente a finalização de Eduardo, e Muriqui, livre na área, empatou a partida para o Avaí.

Copete entra para o 'Inacreditável FC'

O colombiano teve a chance de virar a partida aos 40 minutos do segundo tempo ao receber livre na pequena área. Ele teve tempo de ajeitar, mas mandou para fora, frente a frente com Jandrei. Sorte do São Paulo.

Torcida do Avaí entoa gritos homofóbicos

Na reta final da partida, torcedores do Avaí presentes na Ressacada usaram cântico homofóbico contra o árbitro Anderson Daronco, que paralisou a partida deve registrar o ocorrido na súmula. "Gaúcho veado", foram os gritos de alguns dos presentes.

Daronco e Bruno Silva se estranham

Um lance inusitado chamou a atenção no primeiro tempo. Bruno Silva cometeu falta em Alisson e foi advertido pelo árbitro Anderson Daronco, que acabou pisando no pé do volante do Avaí. O jogador não gostou e afastou o juiz com o braço.

100 vezes Luciano

O atacante chegou aos 100 jogos com a camisa do São Paulo na Ressacada. Antes da partida, foi presenteado com uma camisa com o número 100.

Miranda estreia no Brasileirão

Com a ausência de Arboleda, que está com a seleção do Equador, a principal novidade de Rogério Ceni na escalação foi a entrada de Miranda no time. O zagueiro de 37 anos ainda não havia atuado no Brasileirão até a nona rodada. Ele vem sendo utilizado principalmente na Sul-Americana, competição que o Tricolor preserva titulares.

FICHA TÉCNICA:

AVAÍ 1 X 1 SÃO PAULO

Competição: Campeonato Brasileiro, 9ª rodada
Estádio: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data e horário: 4 de junho de 2022, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Arthur Chaves e Cortez (AVA); Léo e Alisson (SPFC)

Gols: Reinaldo (SPFC), aos 48'/1ºT (1-0), e Muriqui (AVA), aos 20'/2ºT (1-1)

AVAÍ: Vladimir; Kevin, Rodrigo Freitas (Jean Pyerre), Arthur Chaves e Cortez; Raniele, Eduardo (Jean Cléber) e Bruno Silva; Morato (William Pottker), Muriqui e Bissoli (Copete). Técnico: Eduardo Barroca

SÃO PAULO: Jandrei; Diego Costa, Miranda e Léo; Igor Vinicius (Rigoni), Gabriel (Pablo Maia), Rodrigo Nestor, Alisson e Reinaldo (Welington); Luciano (Eder) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni