Topo

Paparazzi

Como relação de Shakira e Piqué foi do Waka Waka à separação após 11 anos

Shakira e Piqué são pais de dois meninos, Milan e Sasha, de nove e sete anos - Reprodução / Instagram
Shakira e Piqué são pais de dois meninos, Milan e Sasha, de nove e sete anos Imagem: Reprodução / Instagram

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

04/06/2022 12h01

Shakira e Piqué não estão mais juntos. O casal confirmou a separação hoje (4), em meio a especulações sobre uma possível infidelidade do jogador do Barcelona. Abaixo, o UOL Esporte faz uma linha do tempo dos 11 anos em que eles estiveram juntos.

Como se conheceram

Foi uma Copa do Mundo que colocou Shakira e Piqué no mesmo set de filmagem, em 2010. O espanhol era um dos jogadores mais famosos do mundo naquele ano e foi convidado a participar do clipe da música Waka Waka, tema oficial do Mundial que extrapolou o esporte e virou um dos maiores sucessos da carreira da cantora colombiana.

Shakira já disse várias vezes que eles não se conheciam e que ela, por não acompanhar futebol, não fazia ideia de quem era Piqué. "Quando eu o vi no vídeo, pensei 'nossa, ele é meio fofo', e aí alguém nos apresentou", contou. "Eu sempre dizia 'com um jogador de futebol, jamais'. Nunca havia me imaginado com um, então foi um doce castigo do destino", afirmou em uma entrevista há cinco anos.

Este primeiro contato virou uma espécie de piada interna dos dois. Em uma entrevista à ESPN, há três anos, Piqué lembrou que ficou tímido por ter que dançar em público, mas Shakira brincou que "aquilo nem era dança". Para o zagueiro, porém, "ter que fazer alguns movimentos já era um pouco ridículo". De fato, foi tão desengonçado que quase não aparece no clipe oficial -outros jogadores tiveram mais ritmo.

Anos de sucesso juntos

Os dois já eram muito bem-sucedidos quando se conheceram, mas a união marcou um período em que ambos estiveram no topo juntos. Aos 23 anos, Piqué era bicampeão espanhol e teria lugar garantido na Copa do Mundo de 2010, sendo inclusive campeão com a Espanha —o auge de sua carreira. Ele ainda venceria a Eurocopa, dois anos depois, e durante os 11 anos junto a Shakira se tornaria um dos maiores ídolos da história do Barcelona.

Shakira, por sua vez, já era uma estrela mundial pelo menos desde 2001, quando vendeu 15 milhões de cópias do disco "Laundry Service", seu primeiro em inglês e que tinha o hit "Whenever, Wherever". Antes de conhecer Piqué, ela já era a artista latino-americana mais famosa do mundo, fazia turnês com mais de 100 shows e tinha até um contrato de 300 milhões de dólares assinado com uma empresa de turismo. Nos últimos 11 anos, lançou três álbuns e fez sucesso com faixas como "Loca" e "Chantaje".

Milan, Sasha e declarações em músicas

Shakira ganha beijos dos filhos Milan e Sasha -  Reprodução/Instagram -  Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Shakira pretendia lançar em 2012 o álbum com seu nome, o décimo de sua carreira, mas precisou pausar o trabalho por causa da primeira gravidez. Milan Piqué Mebarak nasceu em janeiro de 2013, a cantora se dizia realizada com a maternidade. "Piqué e Milan são as peças que faltavam em minha vida, algo com o que eu sempre sonhei. Eles me mudaram completamente", disse a cantora em entrevista em 2014, na qual explica que o filho a fez dedicar-se apenas ao essencial: à música e à família.

Não à toa o álbum lançado naquele ano tinha duas faixas dedicadas a Piqué e a Milan. Ao primeiro, a faixa "23" é uma declaração de amor: "eu sabia que tínhamos algo no momento que te conheci", diz um trecho (ouça no vídeo abaixo). Ao filho, a faixa "The One Thing" celebra o bebê como "a única coisa em que acertou".

Shakira e Piqué tiveram Sasha, o segundo filho, em janeiro de 2015. O jogador explicou na ocasião que o nome tem ascendência grega e russa, simbolizando o "defensor da humanidade" e "guerreiro". Na época a imprensa espanhola publicou que o casal pensava em tentar uma terceira gravidez, quem sabe para ter uma menina, mas isso nunca aconteceu. "Se chegar, será bem-vindo. Mas neste momento, e com duas crianças que parecem seis...", disse Shakira em certa ocasião, sugerindo que aumentar a família não estava nos planos.

Casal era figurinha fácil em Copas do Mundo

Shakira já havia participado de uma Copa do Mundo antes de Piqué. Ela estava na cerimônia de encerramento do Mundial de 2006, na Alemanha, na qual cantou "Hips Don't Lie". No Mundial seguinte fez estrondoso sucesso na África do Sul, e em sua terceira Copa do Mundo, esta no Brasil em 2014, voltou a ser a estrela de uma festa de encerramento: cantou "La La La (Brazil 2014)" no Maracanã. Desde então se afastou da Copa, nem foi à edição da Rússia e também não aparece no tema do Mundial deste ano, do Qatar, mas deixou saudades nos fãs de "Waka Waka".

Em 2006 Piqué tinha apenas 19 anos e era pouco utilizado pelo Manchester United. Em 2010, sim, como se sabe, ele já era um pilar da seleção espanhola campeã mundial. Na Copa disputada no Brasil, a Espanha foi mal e caiu ainda na primeira fase. E na Rússia não foi muito melhor: eliminação nas oitavas de final para a seleção anfitriã.

Por que nunca se casaram oficialmente

Os dois nunca chegaram a se casar, no papel ou na igreja. Há três meses, em uma entrevista, Shakira afirmou que "a ideia de casamento assusta para c...", pois queria evitar que a relação caísse em alguma forma de marasmo.

"Não quero que ele [Piqué] me veja como 'a esposa'. Quero que me veja como uma namorada, uma amante, até como um 'fruto proibido'. Prefiro mantê-lo atento e pensar que tudo é possível dependendo de seu comportamento", disse a cantora ao podcast Planet Weirdo, em declaração que parece ter sido uma espécie de premonição da separação.

Rumores de separação há cinco anos

Shakira e Piqué na final da Copa Davies de tênis em 2019, em Madri - Europa Press Entertainment/Europa Press via Getty Images - Europa Press Entertainment/Europa Press via Getty Images
Imagem: Europa Press Entertainment/Europa Press via Getty Images

O casal teria passado por momentos difíceis em 2017, quando ficaram quase quatro meses sem serem vistos juntos em público. Um portal espanhol chegou a publicar que Shakira e Piqué estavam se separando, mas a cantora afastou os rumores dizendo que eram "muito apaixonados e intensos" e que viviam "tudo ao máximo".

Neste ano, porém, a separação foi confirmada em uma semana atribulada para o casal. Shakira teve o susto da emergência médica do pai; Piqué teria se mudado para uma outra casa nos últimos dias, em meio aos rumores crescentes de separação; e finalmente hoje o casal confirmou que não está mais junto.

Paparazzi