Topo

Após classificação histórica à Copa, seleção canadense entra em greve

Tajon Buchanan comemora gol do Canadá contra a Jamaica pelas Eliminatórias da Copa - Vaughn RidleyGetty Images via AFP
Tajon Buchanan comemora gol do Canadá contra a Jamaica pelas Eliminatórias da Copa Imagem: Vaughn RidleyGetty Images via AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

05/06/2022 21h52

A seleção canadense de futebol masculino tinha um amistoso contra o Panamá marcado para hoje (5), às 20h, mas o jogo, que seria em Vancouver, foi cancelado por conta de uma greve do elenco, que pede melhorias na administração do futebol no país.

O jornalista Rick Westhead afirma que "a equipe entrou em greve devido a questões relacionadas com compensações aos jogadores". No Twitter, a Federação Canadense de Futebol apenas informou que a partida foi cancelada.

"O amistoso internacional da Seleção Nacional Masculina do Canada de Futebol, marcada para domingo, 5 de junho, no BC Place, foi cancelado. Detalhes adicionais serão fornecidos a todos os compradores de ingressos.", escreveu a federação no Twitter.

O amistoso internacional contra o Panamá faz parte da preparação do Canadá para a Copa do Mundo, competição em que o Canadá garantiu vaga, e que o país não disputa há 36 anos.

A seleção do Canadá emitiu uma nota em que pede desculpa aos seus torcedores pelo cancelamento da partida, assim como à federação, jogadores, equipa técnica, staff e torcedores do Panamá.

A carta publicada também explica os motivos para não participar do jogo. Entre outros itens, os principais requisitos são:

  • Uma liderança que possa otimizar o momento positivo da seleção e que gere receita dos patrocínios, para a evolução da modalidade no país;
  • Uma distribuição equitativa de rendimentos com a seleção feminina, incluindo a mesma percentagem sob os prêmios de participação no Mundial que irá disputar;
  • Desenvolvimento da liga feminina de futebol do país;
  • Prêmios de participação que incluam 40% das receitas provenientes da participação no Mundial de 2022;
  • Inclusão de mais ex-jogadores e jogadores na estrutura da Canada Soccer.