Flamengo recebe o Fortaleza para fechar sequência 'imbatível' no Maracanã
O Flamengo recebe o Fortaleza às 16h (de Brasília), na tarde de hoje, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, com uma missão pela frente: completar a sequência de cinco jogos no estádio de forma invicta e tentar afastar de vez a insatisfação da torcida.
Os jogos em casa trouxeram uma certa paz ao clube, que se reencontrou com a vitória logo no primeiro jogo da sequência, contra a Universidad Católica. Apesar do 3 a 0 no placar, o elenco ouviu protestos vindos da arquibancada. A atitude foi recorrente nos triunfos contra Goiás e Sporting Cristal.
Contra o Fluminense, quarto jogo desta sequência de cinco, a atmosfera do estádio era um pouco diferente. O ar de rivalidade do clássico trouxe aos torcedores o desejo de saborear um pouco mais a vitória, deixando as vaias e críticas de lado. Algumas manifestações aconteceram, mas não fizeram tanto barulho quanto como nos jogos anteriores.
Revelado pelo Flamengo, Zinho é uma das pessoas que entendem responsabilidade de vestir a camisa rubro-negra e atuar no Maracanã lotado. Para o ex-atleta, as manifestações recentes da torcida são direito do torcedor que vai à arquibancada e as críticas só serão esquecidas quando a equipe 'vencer sem sofrer'.
"A torcida abraça o time, mas os resultados apertados, com o Flamengo passando por algumas situações difíceis durante os jogos, dificultam. Em alguns momentos, o time perde a confiança que vem justamente pela pressão. Eu acho que isso vai acabar quando o time continuar vencendo os jogos, mas com segurança. A sequência de bons resultados sem o time sofrer tanto é o que vai fazer o torcedor confiar ainda mais. O torcedor apoia, vai ao Maracanã, mas não tem a certeza da vitória ainda. É preciso vencer sem sofrer", disse, em entrevista ao UOL Esporte, antes de completar:
"A pressão no Maracanã nunca ajuda. A torcida cobrar dentro da normalidade é importante para o jogador estar em alerta, nunca se acomodar, mas a pressão de vaias e xingamentos não ajuda. Só atrapalha, principalmente quando jogar contra times do nível do Flamengo. É importante esperar, não vaiar durante o jogo. Vaiar ao final está no direito e é normal."
Outro motivo que aliviou a pressão foi o Rubro-Negro engatar uma arrancada do Brasileirão. Com a vitória no clássico, o Fla somou o 12º ponto, chegou ao oitavo lugar e começou a flertar com as primeiras posições, que já eram ocupadas pelos principais rivais na briga pelos títulos da temporada: Palmeiras e Atlético-MG.
De olho nos adversários
Enquanto o Fla teve um início conturbado na competição nacional - somente uma vitória nas primeiras seis rodadas -, Palmeiras e Atlético-MG largaram na frente ao triunfarem duas vezes neste mesmo período.
Além disso, o Rubro-Negro perdeu para o Athletico e Botafogo, enquanto o Palmeiras foi derrotado somente pelo Ceará, na primeira rodada, e o Atlético-MG sofreu apenas um revés no clássico com o América-MG.
A oscilação na competição nacional é um dos tópicos das críticas dos torcedores, mesmo com a classificação às oitavas da Libertadores e Copa do Brasil.
Futebol bonito x resultado
A discussão entre performance e pontos conquistados é o que toma conta da torcida do Flamengo. As críticas de que o elenco multicampeão já não apresenta um futebol bonito é um dos motivos da resistência dos torcedores ao técnico Paulo Sousa, mesmo com os números a seu favor. Para Zinho, outro motivo que trouxe à tona esta discussão novamente foi a passagem de Jorge Jesus pelo Brasil durante o carnaval deste ano.
"A vinda do Jorge Jesus ao Brasil e as entrevistas deixando em aberto as situações com o Flamengo deixou a torcida muito atiçada. Há uma lembrança muito forte do Flamengo de 2019 que fez um futebol bonito. O torcedor tem isso na memória. A chegada do Jesus alimentou muito isso. É normal cobrar um futebol convincente, pelo elenco e pela grandeza do clube, mas acho que a vinda do Jesus deixou isso mais aflorado. Agora que o Jesus está no Fernerbahçe, se o time continuar ganhando e fazendo bons jogos, o torcedor vai voltar ao normal", disse o ex-jogador.
FLAMENGO X FORTALEZA
Competição: Campeonato Brasileiro, Rodada 9
Local: Maracanã
Dia: 05 de junho de 2022, domingo
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Jose Eduardo Calza (RS)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Flamengo: Hugo; Matheuzinho; Rodrigo Caio, David Luiz e Ayrton Lucas; Arão, João Gomes, Everton Ribeiro, Andreas, Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Paulo Sousa.
Fortaleza: Boeck; Landázuri, Benevenuto, Titi; Pikachu, Hércules, Zé Welison, Jussa, Crispim; Moisés e Romero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.