Fortaleza marca no fim e bate Flamengo no RJ; jogo tem briga na torcida
O Fortaleza bateu o Flamengo por 2 a 1, na tarde de hoje (5), pela nona rodada do Brasileirão. Os visitantes foram muito superiores no primeiro tempo e saíram na frente no Maracanã, mas o Rubro-Negro buscou o empate ainda antes do intervalo. O Leão do Pici conquistou o triunfo já nos acréscimos da etapa final. No intervalo, houve uma briga na arquibancada
Willian Arão errou na saída de bola e o Fortaleza abriu o placar com Robson, aos 27' da etapa inicial. Antes do intervalo, aos 49', Everton Ribeiro salvou a atuação ruim da equipe no primeiro tempo e deixou tudo igual após tabela com Ayrton Lucas. Em casa, o Fla melhorou na segunda etapa e teve a chance de virar logo no começo, mas Pedro bateu na trave a cobrança de pênalti. Já no fim, Hércules mandou para a rede e garantiu o triunfo do Fortaleza.
Com a derrota, o time carioca fica na 10ª colocação, com 12 pontos. Já o cearense vence a primeira no torneio, porém ainda amarga a lanterna da competição, com apenas cinco pontos.
Briga na arquibancada
Durante o intervalo, uma briga entre torcedores tomou conta no Setor Norte do Maracanã, e um grande clarão se abriu na arquibancada. Policiais Militares chegaram para apartar a confusão.
Quem foi bem: Everton Ribeiro e Robson
O meia do Flamengo, que ficou responsável pela criação do time, não teve vida fácil com a marcação adversária, mas, quando teve espaço, conseguiu fazer a diferença. Robson, por sua vez, apareceu bem nas costas da defesa do time da casa e levou perigo ao gol de Hugo em alguns lances — foi o autor do gol que abriu o placar.
Quem foi mal: Pablo e Ronald
O zagueiro não esteve um bom dia, e se mostrou abaixo do esperado. Além de decisões equivocadas, houve erro de posicionamento. Foi pelo lado dele que o Fortaleza conseguiu criar as melhores oportunidades. Ronald teve atuação um pouco mais discreta em relação aos companheiros de setor
Desempenho do Flamengo
O Flamengo iniciou o jogo com uma formação tendo três volantes no meio, com Arão, João Gomes e Andreas Pereira. O time buscou construir algumas jogadas, mas demonstrava lentidão na saída de bola. Ao mesmo tempo, o setor defensivo sofria no lado direito, setor onde o Fortaleza criou as melhores chances.
No intervalo, Pablo e Arão, que vinham mal no jogo, foram substituídos, assim como João Gomes, que deu lugar ao atacante Vitinho. O Fla mudou um pouco de cara e passou a assustar mais o adversário. Após um período mais "morno", voltou a animar a torcida, principalmente em jogadas pela esquerda, com Bruno Henrique.
Desempenho do Fortaleza
O Fortaleza foi a campo com um 3-5-2 e soube explorar bem as alas. O time visitante apostou nas construções em velocidade e mais verticais, com alguns lançamentos mais longos. E, assim, achou espaços nas costas da defesa rubro-negra, criando oportunidades claras de gol.
Na volta do intervalo, manteve a proposta, mas acabou vendo o Fla ganhar um pouco mais de campo. Ainda assim, foi perigoso nos contra-ataque — David Luiz tirou uma bola em cima da linha.
Quase
O Fortaleza quase abriu o placar com Robson. O atacante recebeu lançamento nas costas da defesa, avançou a bateu na saída de Hugo, mas carimbou a trave.
Partida esquenta
O jogo ficou mais movimentado. O Flamengo tentava a construção para ir ao ataque, mas não conseguia imprimir o ritmo imaginado na saída de bola. O Fortaleza, por sua vez, buscava ser mais vertical quando tinha a posse.
O time carioca chegou perto de balançar a rede após a defesa do Leão bater cabeça e a bola sobrar para Everton Ribeiro, na área. Ele bateu forte e acabou mandando por cima da meta.
Placar aberto
O Flamengo vinha cometendo sucessivos erros na defesa, e o Fortaleza desperdiçando oportunidades. Até que Arão errou na saída e mandou nos pés de Jussa, que dominou e acionou Robson. Com um toque por cima de Hugo, o atacante balançou a rede.
Logo após o lance, o volante do Fla pediu desculpas aos companheiros, e ouviu vaias da torcida.
Dos protestos à comemoração
Após o Fortaleza abrir o placar, o Flamengo tentou fazer pressão em busca do empate, mas ainda cometia muitos erros. Mais do que isso, via a adversário realizar boas jogadas e criar oportunidades — em certo momento, o Leão colocou o Rubro-Negro "na roda", mas a finalização saiu à esquerda do gol.
Neste cenário, a torcida do Fla começou a protestar contra o time. Nos acréscimos do primeiro tempo, e com o placar desfavorável, o volume das críticas aumentou, mas Everton Ribeiro recebeu de Ayrton e bateu no cantinho para deixar tudo igual.
Pedro perde pênalti
O árbitro Leandro Pedro Vuaden não anotou em campo, contudo, após consulta ao monitor do VAR anotou pênalti no toque de Benevenuto em Pedro dentro da área. O centroavante foi para a cobrança, mas parou na trave.
Goleiros são exigidos
As duas equipes tiveram boas chances para marcar o segundo gol, entretanto pararam nos goleiros adversários. Aos 22, Boeck defendeu a boa cabeçada de Vitinho.
Três minutos depois, foi a fez de Hugo trabalhar, após contragolpe do Leão. Hércules desviou na segunda trave e o arqueiro evitou o gol. A bola ainda ficou em cima da linha até Ayrton Lucas afastar o perigo.
Fla vacila novamente, e Fortaleza não perdoa
Após um passe errado de Filipe Luís no ataque, já nos acréscimos do segundo tempo, Romero passou por Matheuzinho e Hugo fez uma grande defesa. No rebote, Hércules pegou de primeira para decretar o triunfo do Fortaleza.
Próximos jogos
Os dois clubes voltam a jogar pela 10ª rodada. Na quarta (8), às 20h30, o Rubro-Negro visita o Bragantino no Nabi Abi Chedid. Na quinta (9), às 20h, o Tricolor recebe o Goiás no Castelão.
Vaias
Antes de a bola rolar, o técnico Paulo Sousa foi vaiado por parte da torcida quando teve o nome anunciado no telão do Maracanã.
Diego Alves fora do banco
Relacionado para o confronto com o Fortaleza, o goleiro Diego Alves ficou fora do banco de reservas. O Fla teve Hugo titular e Matheus Cunha como opção.
Recentemente, Paulo Sousa e Diego Alves protagonizaram uma polêmica, e a relação entre o goleiro e comissão técnica estremeceu. Este foi o primeiro jogo que o camisa 1 esteve na lista desde quando indicou um quadro de pubalgia.
P.A na área
Rubro-negro declarado, o atleta Paulo André, que participou da edição de 2022 do BBB, esteve no Maracanã. Ao aparecer em uma das tribunas, foi festejado por torcedores e recebeu pedidos por fotos.
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 1 x 2 FORTALEZA
Competição: Série A do Campeonato Brasileiro - 9ª rodada
Data: 5 de junho de 2022, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Gols: Robson , aos 27'/1ºT (FOR), Everton Ribeiro, aos 49'/1ºT (FLA), Hércules, aos 46'/2ºT (FOR)
Cartões amarelos: Pablo, David Luiz, Bruno Henrique (FLA); Ronald, Juninho Capixaba, Landazuri, Robson (FOR)
FLAMENGO: Hugo; Matheuzinho, Rodrigo Caio, Pablo (David Luiz) e Ayrton Lucas (Filipe Luís); Willian Arão (Thiago Maia), João Gomes (Vitinho) e Andreas Pereira; Everton Ribeiro (Lázaro), Bruno Henrique e Pedro (Silvio Romero). Técnico: Paulo Sousa.
FORTALEZA: Marcelo Boeck; Landazuri, Benevenuto e Titi; Jussa (Lucas Crispim), Ronald (Hércules), Zé Welison e Juninho Capixaba; Yago Pikachu, Romarinho (Moisés) e Robson. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.