Fluminense: quem é o reforço para a comissão que Diniz buscou no Juventude
O Fluminense vai ao Alfredo Jaconi enfrentar o Juventude, pelo Campeonato Brasileiro, e na luta pelos três pontos terá uma "ajuda especial". Eduardo Barros, auxiliar de Fernando Diniz, deixou o clube de Caxias de Sul há pouco mais de um mês, ao aceitar o convite do técnico no Tricolor. O confronto será às 11h (de Brasília).
O time das Laranjeiras, com 11 pontos, quer se recuperar da derrota no clássico com o Flamengo e encostar no G4. Já os donos da casa, com sete pontos, querem usar a força da torcida para tentar sair da zona de rebaixamento.
Eduardo Barros desembarcou no Fluminense após chamado de Diniz, que foi contratado no fim de abril para ocupar a vaga deixada por Abel Braga — o auxiliar Wagner Bertelli também chegou junto ao atual treinador.
A sintonia entre os dois, inclusive, é de longa data. O trabalho de Diniz chamou a atenção do Eduardo ainda em 2012, quando ele pôde acompanhar uma partida do Atlético Sorocaba. No mesmo ano, se conheceram por intermédio do professor João Paulo Medina, fundador da Universidade do Futebol.
Após três anos, tiveram a primeira oportunidade de trabalharem juntos, quando Eduardo foi auxiliar de Diniz no Audax, e em 2016 comandaram uma campanha em que a equipe chegou à final do Paulista.
Os dois caminharam lado a lado até junho de 2018. Na referida temporada, Diniz foi demitido do Athletico-PR, mas Barros permaneceu no clube e exerceu diversas funções. Entre 2019 e 2020, chegou a comandar a equipe principal, interinamente, em algumas oportunidades, e acabou demitido em outubro.
No período em que esteve à frente da equipe, ele citou o legado que Diniz havia deixado, ao ser questionado sobre o estilo de jogo.
"Não só do Fernando Diniz, mas de todos os treinadores que ali passaram e deixaram sua contribuição. Eu tive a oportunidade de trabalhar no clube em 2014 e na ocasião já eram muito avançadas as discussões que não eram comuns no futebol brasileiro, como ter um modelo de jogo único em todas as categorias, ter um padrão de treinamento, de trabalho. Hoje o clube vem colhendo muitos frutos disso e a passagem dele [Diniz] foi significativa porque contribuiu para a evolução ofensiva do jogo do Athletico de forma importante", disse, em novembro de 2019.
O entrosamento também é visível aos que acompanham as partidas. Pelas transmissões televisas, é comum observar Diniz, durante os jogos, debatendo com os auxiliares.
Natural de Campinas, no interior de São Paulo, Eduardo Barros teve passagem como jogador na base da Ponte Preta. Formado em Educação Física e com pós-graduação em Administração de Empresas, possui a "licença A" de treinador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Antes do profissional do Athletico, ele trabalhou na base do próprio Furacão, além das categorias inferiores do Novorizontino e do Coritiba.
Em janeiro de 2021, Barros chegou ao Juventude, adversário de logo mais, para integrar a comissão técnica permanente. Ao longo deste tempo, trabalhou com nomes como Marquinhos Santos, Jair Ventura e Eduardo Baptista, que é o atual técnico.
No clube de Caxias do Sul, ele chegou a comandar o time em partidas do Brasileiro do ano passado e em parte do Gaúcho — nesta temporada, foram seis partidas e 66% de aproveitamento. Mais recentemente, ele estava como gerente-geral das categorias de base, tendo como objetivo coordenar os trabalhos técnicos no sub-15, sub-17 e sub-20.
Tabu
O Fluminense busca a vitória para voltar a olhar o primeiro pelotão da competição com maior proximidade, mas também para quebrar um tabu. O último triunfo tricolor no Alfredo Jaconi foi em outubro de 2005, pelo Brasileiro. Na ocasião, o time carioca triunfou por 4 a 3.
De lá para cá foram três encontros em Caxias do Sul, com dois empates, pelos Brasileiros de 2006 e 2007, e uma derrota, ano passado.
FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE X FLUMINENSE
Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Dia: 5 de junho de 2022, domingo
Horário: 11h (horário de Brasília)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA / GO) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA / SP)
JUVENTUDE: César; Rodrigo Soares, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Jean, Jadson e Óscar Ruiz; Chico, Paulinho Moccelin e Isidro Pitta. Técnico: Eduardo Baptista
FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Luccas Claro, Manoel e Pineida; Wellington, André, Nathan e Ganso; Luiz Henrique e Cano. Técnico: Fernando Diniz
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.