O ambiente no Flamengo segue pesado. A permanência de Paulo Sousa diante de eventuais novas derrotas ou apresentações abaixo do esperado parece algo cada vez mais improvável, e a pressão nos bastidores pela saída do técnico português só aumenta.
Diante do turbulento cenário na Gávea, convocamos os colunistas do UOL Esporte para responderem sobre a seguinte questão: Paulo Sousa deveria cair no próximo resultado negativo do Flamengo? Confira as opiniões dos jornalistas:
Sua permanência no cargo precisa ser avaliada pelo trabalho como um todo, e não com base em um resultado ruim. Até porque nem sempre o placar reflete o que se vê dentro (e fora) de campo. Há um fator financeiro a se avaliar também, por conta da enorme multa que caberá ao Flamengo casa resolva rescindir o contrato antes do fim do ano. Mas não vejo saída para Paulo Sousa. O que pode fazer antes de outubro/novembro para reverter a pressão? Talvez vitórias acachapantes na Libertadores? Parece difícil.
ALICIA KLEIN
Paulo Sousa nem deveria ter sido contratado. Não tem currículo nem capacidade para a missão que lhe foi confiada (ou terceirizada) pela direção do clube. E a má notícia é que provavelmente quem vai escolher seu sucessor é o mesmo que foi para Portugal, montou um circo, ficou sem o alvo principal e trouxe a solução mais barata. Que agora vai sair muito caro.
ANDRÉ ROCHA
Obviamente que técnico não cai por causa de um resultado - se bem que o futebol costuma contrariar a lógica. Mas o fato é que se passaram 6 meses e a combinação mágica de resultado e desempenho ainda parece distante. O próximo resultado negativo pode ser a gota que faltava para o copo transbordar.
ANDREI KAMPFF
Quem deveria cair é, antes de mais nada, o presidente do Flamengo, responsável por transformar um timaço num timeco.
JUCA KFOURI
O Flamengo deveria estar jogando mais do que está nessa altura do ano. Trabalho de Paulo Sousa não é bom. Mas quem colocar no lugar? E há o fantasma de Jorge Jesus, que tem atrapalhado todos os técnicos que o sucederam. Se a direção entender que Sousa perdeu o elenco, tem que trocar mesmo sem alvo certo.
MARCEL RIZZO
Ah, eu não gosto de dizer se uma pessoa deve ser demitida ou não. Mas acho o trabalho fraco e sem perspectivas de melhora.
MENON
Paulo Sousa já caiu conceitual e simbolicamente. Me parece uma questão de ocasião para que a demissão se torne também oficial. Sousa já caiu para o elenco, já caiu dentro do vestiário, já caiu para a torcida e, pelo que informa o noticiário, também já teria caído para a diretoria. Diante desse clima, acho que deveria cair oficialmente sim o mais rapidamente possível.
MILLY LACOMBE
Nem deveria ter vindo. Para mim, o grande erro do Fla foi ter demitido Ceni. Se tivesse seguido na Gávea, o Rubro-Negro jamais teria passado em branco na temporada passada e estaria jogando o fino em 2022.
MILTON NEVES
Já deveria ter caído, após a perda do tetracampeonato carioca, que era uma obrigação. De lá pra cá, apenas tem reafirmado o treinador medíocre que é. O problema, porém, é maior no Flamengo e a solução passa por uma ampla reforma no departamento de futebol, com a saída de Marcos Braz, Bruno Spindel, Márcio Tanure e vários outros. Paulo Sousa é só mais um fruto da incompetência generalizada que campeia no rubro-negro carioca. Jorge Jesus é a exceção que confirma a regra. E recusar a volta dele a prova maior de que não têm a menor ideia do que o futebol do Flamengo realmente precisa.
RENATO MAURÍCIO PRADO
Não acho que o próximo resultado deva definir isso. O Flamengo jogou muito mal e venceu o Fluminense. Jogou bem contra o Botafogo e perdeu. Essa avaliação precisa ser feita de acordo com o trabalho e o desempenho. Ambos não têm sido bons! Não há evolução ou regularidade em bom nível. Mas é importante frisar que os problemas do Flamengo não acabarão com uma troca de treinador. É no mínimo intrigante que nenhum treinador pós-Jesus sirva para o clube. O comportamento dos jogadores e a forma como o futebol é gerido são ainda mais nocivos que o trabalho de Paulo Sousa.
RODRIGO COUTINHO
Sim. Paulo Sousa, péssima escolha, que chegou sem currículo e que já estreou com cara de aviso prévio, faz um trabalho que só não é pior que da diretoria que o contratou. O fraco treinador perdeu o grupo com declarações e atitudes lamentáveis (cortar Diego Alves do banco após o aquecimento foi o suprassumo da imbecilidade), mas não é fácil renovar um elenco vitorioso, com líderes gozando contratos longos e recém-renovados por uma diretoria omissa e narcisa.
VITOR GUEDES
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.