Topo

Copa do Brasil agenda segunda decisão entre Flamengo e Atlético-MG no ano

Fotos de Atlético-MG x Flamengo pela final da Supercopa do Brasil - Pedro Souza/Atlético-MG
Fotos de Atlético-MG x Flamengo pela final da Supercopa do Brasil Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Letícia Marques

do UOL, no Rio de Janeiro

07/06/2022 17h33

Hoje (07), a CBF realizou o sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil. Flamengo e Atlético-MG foram os últimos a serem sorteados e protagonizarão um dos grandes embates da fase, que está recheada de clássicos. O duelo será uma reedição da Supercopa do Brasil deste ano, que terminou com o clube mineiro campeão.

A temporada está longe de estar no fim, mas os adversários interestaduais irão se encontrar, em uma decisão, pela segunda vez em pouco mais de quatro meses. Desta vez, o Flamengo carrega a vantagem de decidir a vaga em casa, no Maracanã, visto que, a Supercopa aconteceu em campo neutro.

Pela Copa do Brasil, as datas dos confrontos ainda não foram definidas. A tendência é que a primeira partida aconteça ainda no mês de junho, entre os dias 22 e 23. Enquanto isso, o segundo duelo fica para o meio de julho, nos dias 13 e 14.

Aliás, além do mata-mata, as equipes se enfrentam no dia 19 de junho, em Minas, pelo Campeonato Brasileiro. Ou seja, o último jogo dos clubes antes da concentração nas oitavas da Copa do Brasil é justamente entre eles. A partida será válida pela 13ª rodada da competição nacional.

Relembre os imbróglios entre Flamengo e Atlético, pela Supercopa

O duelo aconteceu no dia 20 de fevereiro, em Cuiabá, e terminou com o Atlético-MG campeão, após uma disputa de pênalti. As cobranças foram para as alternadas e o clube mineiro venceu por 8 x 7.

No entanto, a decisão começou muito antes de a bola rolar. Flamengo e Atlético protagonizaram algumas polêmicas nos bastidores, principalmente para a definição do local da partida.

Inicialmente, Brasília seria sede da competição, porém com o aumento dos casos de Covid não houve a liberação para a partida acontecer no Mané Garrincha. Foram semanas de indefinição até que a CBF anunciasse Cuiabá como o novo local.

Na ocasião, o clube mineiro enviou um ofício para a entidade questionando a escolha da Arena Pantanal. O Atlético alegou que, por ser o então campeão da Copa do Brasil e do Brasileirão, merecia um tratamento melhor da CBF.

Outra polêmica foi com o protocolo da competição. De acordo com o regulamento, as equipes deveriam chegar ao local da partida três dias antes. No entanto, o Atlético ignorou e se programou para chegar na véspera. Após isso, a CBF emitiu um comunicado autorizando a logística. Logo depois, o Flamengo alterou o planejamento.

Cabe destacar que, em meio a isso, o Atlético sugeriu que a CBF alterasse o regulamento da Supercopa para as próximas edições. Em caso de mesmo campeão na Copa do Brasil e no Brasileirão no mesmo ano, ele tenha o direito de jogar em casa. Lembrando que, neste caso, o adversário da Supercopa é o segundo colocado da competição nacional.

Até o momento, a CBF não deu indícios de que o pedido será aceito e mantém o mesmo modelo para as próximas edições da Supercopa.