Topo

Grêmio

Grêmio volta a jogar sob pressão e tenta vencer após 5 rodadas na Série B

ANDRÉ FABIANO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: ANDRÉ FABIANO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

07/06/2022 04h00

O Grêmio recebe o Novorizontino, hoje (7), às 21h30 (de Brasília), pela 11ª rodada da Série B do Brasileiro, e o clima é de pressão. Depois do empate sem gols com o Vasco, em São Januário, a saída de Roger Machado perdeu força, mas a atuação no duelo desta terça-feira tem peso importante nos rumos do time na temporada. As críticas e a instabilidade após cinco jogos sem vitória estão à espreita de um eventual tropeço.

A campanha de três vitórias, cinco empates e duas derrotas deixa o Grêmio em quinto lugar, com 14 pontos. Para voltar ao G4, o time gaúcho precisa de dois triunfos seguidos e resultados paralelos.

O ambiente gremista depois do empate com o Vasco era bom. A partida no Rio de Janeiro foi elogiada pela atitude e postura do time, mas não encerrou a sequência de rodadas sem vitória e de falta de gols. E também não sepultou completamente a pressão para cima de Roger.

A crítica ao trabalho do treinador é centrada no rendimento do time, que caiu de produção ao longo da Série B. O marco para o início da fase atual foi o jogo com o Cruzeiro, em Belo Horizonte. De lá para cá, a escalação mudou em todos os jogos. Houve, também, alteração no esquema tático. E o time marcou apenas um gol em cinco jogos.

O tom da contestação foi muito alto logo depois do empate com o Vila Nova, em Goiânia. A diretoria chegou a cogitar mudança geral no departamento de futebol, incluindo os dirigentes. Por fim, a intervenção foi suspensa. Para alguns, adiada à espera de um gatilho.

A alta cúpula gremista enxerga que o trabalho de Roger segue com perspectiva. Para a diretoria, a atitude da equipe em São Januário é sinal de que a relação é boa. Ou seja, o clima não é insustentável. Mas os resultados gritam.

Não à toa, a projeção de público para o jogo diante do Novorizontino é de 10 mil pessoas.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO x NOVORIZONTINO
Competição:
11ª rodada da Série B do Brasileiro
Data e hora: 7 de junho de 2022 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Premiere
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (Fifa/DF)
Auxiliares: Daniel Henrique da Silva Andrade e José Reinaldo Júnior (ambos do DF)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (VAR-Fifa/RJ)

GRÊMIO: Brenno; Bruno Alves, Geromel e Kannemann; Edílson, Thiago Santos, Bitello e Nicolas (Diogo Barbosa); Janderson, Diego Souza e Biel. Técnico: Roger Machado

NOVORIZONTINO: Giovanni; Felipe Rodrigues, Rodolfo Filemon, Ligger e Romário; Johny Douglas, Gustavo Bochecha e Diego Torres; Cléo Silva (Danielzinho), Ronaldo e Ronald. Técnico: Allan Aal

Grêmio