Topo

Série B - 2022

Vasco assume vice-liderança ao bater Náutico em jogo de uniformes atrasados

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

07/06/2022 21h22

O Vasco assumiu a vice-liderança da Série B do Brasileirão. Na noite de hoje (7), a equipe carioca superou o Náutico por 3 a 2, no estádio Arruda, no Recife. O início do jogo atrasou 16 minutos por problema na entrega do novo uniforme do time pernambucano.

Os gols da partida foram marcados por Figueiredo, Andrey e Nenê, para o Vasco, enquanto Thássio e Jean Carlos descontaram para os nordestinos. O Timbu ocupa a 14ª colocação, com 12 pontos, mas ainda pode terminar a rodada na zona de rebaixamento.

O Náutico pediu alteração do local da partida e o jogo aconteceu no Arruda, estádio do Santa Cruz. A mudança ocorreu por conta das más condições do gramado dos Aflitos, em decorrência das fortes chuvas na capital pernambucana. O gramado do Arruda, apesar da chuva, estava em boa condição.

A próxima partida do Náutico será na sexta (10), diante do Sampaio Corrêa, às 19h, fora de casa. O Vasco faz o próximo jogo contra o Cruzeiro, no Maracanã, às 16h no próximo domingo (12).

Crias do Vasco se destacam

O Vasco contou com boas partidas de 'crias' da base para conquistar a primeira vitória como visitante na Série B. Andrey e Figueiredo fizeram boas partidas, marcando gols. Yuri Lara, também da base, se destacou na marcação no meio-campo.

Coletivo do Náutico deixa a desejar

A equipe do Náutico foi mal do início ao fim da partida. Muitos erros de passes impossibilitaram a equipe anfitriã de dar fluidez ao seu jogo. O goleiro Thiago Rodrigues foi mero espectador do primeiro tempo. As alterações no segundo tempo melhoraram um pouco o time, mas a equipe seguiu atuando abaixo do que já demonstrou nessa Série B.

O jogo do Vasco: atuação segura

A equipe carioca entrou em campo e, desde o começo, controlou a partida. Teve mais a bola, propôs as ações ofensivas e conseguiu seus gols em jogadas diferentes. Na bola parada, Figueiredo marcou um lindo gol. Após jogada individual, Andrey Santos tabelou com Nenê, entrou livre na área e finalizou com perfeição. No segundo tempo, a equipe apenas controlou a partida e seguiu sendo superior.

O jogo do Náutico: muitos erros

Os 'donos da casa' queriam a vitória para encostar no G4, mas dentro de campo, a atuação foi fraca. A equipe chegou a ter menos 30% de posse de bola ao longo da partida, deu muitos espaços ao adversário na partida e errou muitos passes. A equipe conseguiu finalizar apenas no segundo tempo, quando Jean Carlos conseguiu ter bons momentos na partida.

Antes de a bola rolar

O jogo teve seu início atrasado em 16 minutos. O motivo foi um problema de logística do Náutico, que não conseguiu receber a tempo os uniformes no estádio para estrear o novo manto. Funcionários do clube chegaram a se deslocar para o estádio dos Aflitos para buscar o uniforme antigo, mas não foi preciso.

O Vasco entrou sozinho em campo e o protocolo de reprodução de hinos foi realizada apenas com a equipe carioca em campo. Se o Náutico atrasasse mais que trinta minutos, o árbitro poderia dar a partida como encerrada.

#SOSPernambuco

Vasco - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Vasco entrou com a marca #SOSPernambuco na parte frontal do uniforme
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

O Vasco entrou com uma marca na parte frontal do uniforme estampando a hashtag #SOSPernambuco. As camisas utilizadas na partida serão autografadas e leiloadas. O dinheiro arrecadado será doado para uma instituição do Recife que ajuda as vítimas das chuvas no Estado nordestino.

Início amarrado

A partida começou sem muitas emoções. O Vasco teve mais a bola, mas não conseguiu criar chances claras de gol. O Náutico adotou proposta mais reativa, esperando as ações do clube carioca, marcando praticamente em seu próprio campo. O jogo quase ficou parado novamente quando um torcedor na arquibancada passou mal, mas foi reiniciado

Figueiredo marca golaço de falta

O jogo seguiu sem fortes emoções, quando o juiz marcou falta na intermediária ofensiva do Vasco. O atacante Figueiredo se apresentou para cobrança e bateu forte na bola. O goleiro Lucas Perri não conseguiu fazer a defesa e viu a bola bater na trave e quicar dentro do gol, abrindo o placar para os cruz-maltinos.

Vasco sufoca em busca do segundo gol

O Vasco seguiu melhor na partida e pouco depois do gol, Nenê cruzou bola na área com perigo na direção do gol. Lucas Perri precisou fazer boa defesa para evitar o segundo gol carioca no jogo. Pec perdeu passe em contra-ataque que poderia levar perigo.

Os 'donos da casa' seguiram sem criar boa chances de gol. Após sofrer o gol, a equipe passou a errar mais passes, demonstrando nervosismo.

Andrey amplia

A superioridade vascaína logo foi refletida no placar. Andrey roubou a bola no campo de defesa e partiu rumo ao ataque, sem ser parado pela marcação. Na entrada da área, tabelou com Nenê, recebeu a bola dentro da área e finalizou com perfeição para marcar o segundo gol do jogo.

Náutico melhora, mas Vasco também assusta

O Náutico iniciou o segundo tempo com uma postura diferente, ocupando mais o campo de ataque e buscando gol de empate. A primeira boa chance do Náutico aconteceu apenas no segundo tempo. Jean Carlos recebeu cruzamento e, da entrada da área, bateu firme por cima do gol.

Mesmo com boa vantagem, o cruz-maltino seguiu incomodando o adversário. Após roubada de bola no campo ofensivo, Pec tocou para Getúlio. O atacante finalizou quase na pequena área e parou em excelente defesa do goleiro Lucas Perri. Figueiredo até fez mais um gol, mas foi anulado após o VAR acusar impedimento.

Thássio diminui o placar

O Vasco seguia melhor na partida, mas o Náutico conseguiu diminuir a vantagem dos donos da casa. Pedro Vitor recebeu dentro da área e finalizou com força, obrigando o goleiro Thiago Rodrigues a fazer boa defesa. No rebote, Thássio finalizou, a bola desviou no zagueiro Anderson Conceição e morreu dentro das redes do Vasco.

Nenê marca e tranquiliza jogo

O gol não mudou a postura do Vasco na partida, que seguiu controlando o jogo. O Náutico tinha um pouco mais a posse de bola, mas foi o clube carioca que marcou de novo. Andrey lançou Figueiredo na área que dominou, driblou o goleiro e tocou para Nenê. O experiente meia chutou colocado e venceu os dois zagueiros, marcando o terceiro gol vascaíno da partida.

Depois do gol, o Náutico seguiu tentando pelo menos diminuir a vantagem, mas esbarrava em erros no campo de ataque.

Pênalti no último lance

Aos 50 minutos do segundo tempo, Zé Santos tocou Victor Ferraz dentro da área em cobrança de escanteio. Após análise do VAR, o árbitro marcou pênalti, convertido por Jean Carlos, dando números finais a partida.

FICHA TÉCNICA:

NÁUTICO 2 x 3 VASCO
Motivo
: Série B do Brasileiro - 11ª rodada
Data e horário: 7 de junho de 2022 (terça-feira), às 19h (de Brasília)
Local: estádio do Arruda, no Recife (PE)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Gustavo Rodrigues de Oliveira, ambos de SP.
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Gols: Figueiredo, do Vasco, aos 27'/1ºT; Andrey, do Vasco, aos 42'/1ºT; Thássio, do Náutico, aos 25'/2ºT; Nenê, do Vasco, aos 31'/2ºT; Jean Carlos, do Náutico, aos 52'/2ºT;
Cartões Amarelos: Richard Franco, Jean Carlos, Robinho, Victor Ferraz (NAU); Edimar, Andrey (VAS);

NÁUTICO: Lucas Perri; Victor Ferraz, Wellington, Bruno Bispo, Thassio; Franco (Eduardo), Nascimento (Djavan), Jean Carlos; Ewandro (Amarildo), Pedro Vitor, Léo Passos (Robinho). Técnico: Roberto Fernandes

VASCO: Thiago Rodrigues; Gabriel Dias (Weverton), Danilo Boza, Anderson Conceição, Edimar; Yuri, Andey Santos (Matheus Barbosa), Nenê (Isaque); Gabriel Pec (Bruno Nazário), Figueiredo, Getúlio (Zé Santos). Técnico: Emílio Faro

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do publicado, o Vasco chegou à quinta vitória na Série B do Brasileirão, e não à primeira. A informação foi corrigida.