Topo

Corinthians

Presidente Duilio atualiza situações de Maycon e Luan no Corinthians

Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians, acompanhou o treino da equipe no Ct. Dr. Joaquim Grava - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians, acompanhou o treino da equipe no Ct. Dr. Joaquim Grava Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Do UOL, em São Paulo

07/06/2022 13h59

No Mato Grosso, onde o Corinthians joga logo mais, às 21h30 (de Brasília), contra o Cuiabá, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, o presidente Duilio Monteiro Alves atualizou as situações do volante Maycon e do meio-campista Luan. Embora estejam em momentos completamente opostos no clube do Parque São Jorge, a dupla é cotada para deixar o Timão na abertura da janela de transferências e sua permanência no CT Joaquim Grava é incerta.

Emprestado pelo Shakhtar Donetsk até o fim desta temporada, Maycon pode ser transferido a qualquer momento caso receba uma proposta vinda nos próximos meses — situação aguardada pela diretoria e também pelos representantes de Maycon com a intertemporada do futebol europeu. Como o retorno do volante ao Corinthians se deu por conta da Guerra da Ucrânia, o clube do Parque São Jorge possui apenas o direito de igualar a oferta estrangeira para comprar o atleta.

"O Maycon tem um contrato de empréstimo com o Corinthians até o fim do ano e ele pode ser vendido. Ele não pode voltar ao Shakhtar. Se tiver uma proposta de compra de algum outro clube, o Corinthians teria a prioridade na compra. Poderíamos igualar a proposta e comprar o jogador. Fora isso, não há nada. O Corinthians não tem taxa de vitrine, foi uma oportunidade de negócio e não temos o controle se o atleta fica até o fim do ano ou não. A vontade do jogador sempre pesa muito, ele só vai para onde ele quiser. Vamos aguardar a janela de transferências e ver qual caminho seguir", discursou o presidente Duilio Monteiro Alves em entrevista transmitida pelo portal 'Meu Timão'.

A situação de Luan, que ainda não jogou sob o comando de Vítor Pereira e possui um dos salários mais expressivos do elenco, também indica uma saída, porém se dá por outros motivos. O meio-campista tem apenas 89 minutos em campo em 2022, não disputa uma partida oficial desde o dia 19 de fevereiro, e pode ser emprestado ou negociado para algum clube interessado em resgatar seu futebol.

"O torcedor pede para tirar o Luan e mandá-lo embora, mas não é assim que funciona. O Corinthians tem um contrato com o atleta e, caso rescinda esse contrato, você precisa pagá-lo inteiro. O contrário também existe. Não é simples. Alguns clubes tiveram interesse na última janela e temos o interesse de vê-lo jogar. Entendemos que ele não está bem aqui é importante que ele saia para jogar em um outro clube, que ele se reencontre porque é um grande jogador e precisamos resolver isso para o bem dele e para o bem do Corinthians", explicou o dirigente do Timão.

"O Luan tem treinado, mas acabou sentindo e procurando o departamento médico. Não é uma situação que nos agrada e temos que tratar dos detalhes internamente. Temos que encontrar uma solução na próxima janela até pelo bem da carreira dele", finalizou.

O contrato de Luan com o Corinthians é válido até o fim da temporada 2023 e o clube estuda alternativas para colocar o atleta no mercado da bola. Uma possibilidade ainda não descartada seria um empréstimo para algum clube estrangeiro ou até mesmo uma venda caso apareçam interessados.

Corinthians