Topo

São Paulo

Igor Gomes é denunciado por expulsão e pode pegar até seis jogos de gancho

Igor Gomes, durante a partida do São Paulo contra o Ceará - Marcello Zambrana/AGIF
Igor Gomes, durante a partida do São Paulo contra o Ceará Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

08/06/2022 15h12

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) denunciou hoje (8) o meia Igor Gomes, do São Paulo, por causa da expulsão sofrida na partida contra o Ceará, no dia 28 de maio, pela oitava rodada do Brasileirão. O jogador pode pegar um gancho de até seis jogos. A audiência foi marcada para a próxima quarta-feira, 15 de junho, às 10h (de Brasília), no plenário do órgão, no Rio de Janeiro.

Igor Gomes foi enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz: "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste código". O item prevê suspensão de uma até seis partidas.

No edital publicado no site do STJD, o processo de Igor Gomes incluía o item dois do parágrafo segundo do CBJD, que fala em "desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões". O possível ato, contudo, não foi citado pelo árbitro Bruno Arleu de Araujo na súmula da partida.

"Aos 44 minutos do segundo tempo, expulsei em razão do segundo cartão amarelo o atleta de nº26, sr. Igor Silveira Gomes por ter calçado de forma temerária, na disputa de bola, o seu adversário de nº10, da equipe Ceará Sporting Club, sr. Jonh Steven Mendoza Valencia. O atleta atingido não necessitou de atendimento médico. O fato ocorreu na intermediaria do campo de defesa da equipe do Ceará Sporting Club", escreveu Arleu de Araujo.

Os vídeos da transmissão da partida também não flagraram nenhuma reação acintosa de Igor Gomes com a decisão. Após receber o segundo cartão amarelo, o meia se lamenta e deixa o gramado do Morumbi.

Um membro do STJD ouvido pela reportagem disse que Igor Gomes será julgado pela conduta que resultou no segundo cartão amarelo e, consequentemente, o cartão vermelho, recebido aos 44 minutos do segundo tempo da partida. O suposto desrespeito à arbitragem não deverá ser alvo de análise.

Procurado, o São Paulo afirmou ter recebido a intimação e fará a defesa de Igor Gomes "nos termos da lei".

Igor Gomes cumpriu suspensão automática no empate do São Paulo contra o Avaí, no último sábado (4). A tendência é que ele seja titular amanhã (9), contra o Coritiba, pela 10ª rodada do Brasileirão.

São Paulo