Nova decisão Fla x Galo e reencontro de Fábio e Cruzeiro marcam Copa do BR
As bolinhas do sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil capricharam: os dois últimos campeões brasileiros, que decidiram a Supercopa do Brasil deste ano e eram apontados entre favoritos ao título, vão se enfrentar. Atlético-MG e Flamengo têm nova decisão pela frente em uma fase que também é marcada por quatro clássicos estaduais e pelo reencontro do goleiro Fábio com o Cruzeiro, clube do qual é ídolo.
Atlético-MG e Flamengo têm vivido uma rivalidade crescente nos últimos anos. O Galo venceu os dois confrontos pelo Brasileirão de 2020, um deles por goleada, mas quem riu por último foi o Rubro-Negro, campeão naquele ano. Os dois voltaram a disputar o título em 2021 e a temperatura foi tão alta que houve briga generalizada nos corredores do Maracanã, após uma vitória flamenguista, mas desta vez foi o Atlético que saiu campeão.
A Supercopa do Brasil deste ano recolocou os dois frente a frente em um jogo que os dirigentes começaram a disputar muito antes de a bola de fato rolar. O Atlético-MG alegou falta de estrutura em Cuiabá e quis jogar a partida em casa, afinal havia sido campeão brasileiro e da Copa do Brasil, mas perdeu a queda de braço para o Flamengo, que se negou a disputar o troféu em BH.
Após muito jogo de bastidores, a CBF decidiu por realizar a disputa na Arena Pantanal, e o Galo saiu campeão após longa disputa de pênaltis.
A rivalidade tem sido alimentada também por declarações públicas. Em abril, o vice-presidente do Flamengo ironizou um erro de arbitragem que validou um gol em impedimento do atleticano Ademir contra o América-MG, pela Libertadores, e o presidente do Galo rebateu com uma provocação em um áudio vazado. "Começou o ano...", escreveu o rubro-negro Rodrigo Dunshee nas redes sociais. "Bobo da corte", respondeu Sérgio Coelho.
Também há troca de farpas entre jogadores. A mais recente foi no final de abril, envolvendo Hulk e Gabigol. Após falta dura do atleticano em um jogador do Coritiba, em jogo do Brasileirão, um torcedor comentou que "se fosse Gabigol, dava até polícia".
O camisa 9 do Flamengo fez coro. "Cartão vermelho, 25 jogos de suspensão e direto para a delegacia por agressão", comentou. Hulk não gostou e respondeu dizendo que Gabigol estava tentando aparecer, "pegar embalo em alguém que tem muito mais moral".
Só jogão nas oitavas da Copa do Brasil
Reedição da final do Paulistão
Dois meses e meio após decidirem mais um Estadual, Palmeiras e São Paulo vão se reencontrar nas oitavas da Copa do Brasil. Os rivais fizeram as duas últimas finais do Paulistão, com um título para cada lado e a mais recente decidida com goleada alviverde no Allianz Parque — o Alviverde também levou a melhor nas quartas de final da Libertadores de 2021. Os dois times atualmente vivem sequência de invencibilidade na temporada: o Tricolor está há 13 jogos sem perder, e o Alviverde, 15. No único duelo pela Copa do Brasil até aqui, deu São Paulo em 2000.
Santos põe Corinthians de VP à prova
O Corinthians pode até ser o atual líder do Brasileirão, mas o Santos de Fabián Bustos tem a seu favor o retrospecto ruim do rival em clássicos. Desde que o técnico Vitor Pereira chegou, o Timão não venceu em nenhuma das cinco vezes em que enfrentou um grande rival do Estado: quatro derrotas e um empate. O último clássico entre alvinegros teve virada santista em Itaquera, 2 a 1, mas com outros técnicos: Fábio Carille de um lado; Sylvinho do outro.
Fábio reencontra o Cruzeiro
"A forma como agiram comigo não foi correta", disse o goleiro Fábio recentemente, relembrando a saída do Cruzeiro, após 18 anos de idolatria no clube. Ele agora defende o Fluminense e vai enfrentar justamente o ex-clube nas oitavas da Copa do Brasil. Jogando de azul, o goleiro foi tricampeão do torneio e foi, inclusive, herói de classificação sobre o próprio Flu, em 2019, por coincidência também nas oitavas de final. Três anos depois, ele está do outro lado.
Ceará tenta dar o troco no Fortaleza
Campeão estadual e da Copa do Nordeste, o Fortaleza está na crista da onda e classificado às oitavas de final da Libertadores. O Ceará, por sua vez, avançou muito bem na Sul-Americana e tenta fazer frente aos anos históricos que o rival tem vivido. Nenhum deles faz um Brasileirão fantástico, pelo contrário, mas o clássico nas oitavas da Copa do Brasil pode ser um divisor de águas na temporada. O Leão não venceu nenhum dos últimos quatro confrontos.
Goiás está com o Atlético-GO engasgado
O Dragão foi campeão goiano, de virada, e dentro da casa do rival em abril, o terceiro título nos últimos quatro anos. Também parece um clube mais equilibrado, com três participações seguidas na Série A e vem de uma classificação inédita e histórica ao mata-mata da Copa Sul-Americana. Por outro lado, é o Goiás quem faz a melhor campanha entre eles no Brasileirão deste ano, após voltar da Série B e vencer o clássico de maio.
Bahia x Athletico-PR
Dois campeões brasileiros e entre os maiores clubes do país. Deram a "sorte" de não encarar um gigante do eixo Rio-SP logo nas oitavas e agora podem tentar explorar a inconsistência um do outro. O Athletico se encontrou com Felipão, conseguiu virar a chave e se recuperar para avançar na Libertadores. O Bahia faz boa campanha e figura entre os líderes da Série B.
América-MG x Botafogo
Um dos poucos confrontos das oitavas sem uma carga de grande rivalidade. Nos duelos recentes, quase sempre o mandante levou a melhor: foi assim em quatro dos últimos cinco duelos, todos pela Série A ao longo de seis anos. Teria sido assim de novo no último dia 21, quando os times se enfrentaram em Belo Horizonte, mas o Botafogo conseguiu furar a defesa do América-MG para buscar o empate em 1 a 1 no finalzinho.
Veja os confrontos da Copa do Brasil:*
Atlético-MG x Flamengo
Corinthians x Santos
São Paulo x Palmeiras
Bahia x Athletico-PR
Atlético-GO x Goiás
Fortaleza x Ceará
Fluminense x Cruzeiro
América-MG x Botafogo
*Em negrito, os times que fazem o segundo jogo em casa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.