Topo

Palmeiras

Abel diz não desfrutar vitórias do Palmeiras e preferir ser 'bom homem'

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

09/06/2022 22h20

O técnico Abel Ferreira, leve como em poucas outras entrevistas coletivas concedidas desde sua chegada ao Palmeiras, falou do trabalho do seu time na acachapante vitória por 4 a 0 sobre o Botafogo desta quinta-feira (9). Mas também falou de vários aspectos extracampo.

Ele revelou que Danilo só foi a campo porque Gabriel Menino contraiu uma virose. E entre elogios a Gustavo Scarpa e à postura dos jogadores, lembranças de que o campeonato é longo, de que nada está ganho e explicações táticas, o treinador falou, por exemplo, de sua dificuldade de comemorar as vitórias.

"Minha mulher sempre me fala isso, que eu sofro muito com as derrotas e não desfruto das vitórias. E é verdade. Não sei se é minha criação, eu sou assim. Se perco, sofro muito, porque não gosto de perder. Mas, se venço, já viro a página", disse ele.

"A minha felicidade é ver os outros felizes", disse.

Mas o treinador também foi indagado sobre a gestão que faz do grupo. Ao ser perguntado se costumava dar conselhos aos atletas, em especial aos mais jovens, sobre gestão financeira, disse que sim.

"Faço porque fizeram comigo", disse ele. "Sempre pergunto, moleque, você comprou um carro, mas comprou também uma casa?", disse. "Há muitos jogadores que ganham muito e, quando chegam ao fim da carreira, não tem mais nada. Fico triste, porque é uma questão de educação", disse.

No fim da entrevista Abel revelaria que quem lhe dava tais conselhos era Luis Campos, agora diretor esportivo do PSG.

Abel revelou que aprendeu a ter três cofrinhos: um para as despesas do dia-a-dia, um para algo específico que queira comprar e um para o futuro. "Eles (jogadores) ganham muito, mas gastam muito", disse.

"Antes de ser treinador, sou formando de homens. Eu prefiro ser conhecido como um bom homem do que como um bom treinador. Quando eu deixar o clube, eu prefiro que se lembrem de mim como um cara 'top' para as pessoas que trabalham dentro do clube", disse, antes de arrematar:

"O homem que se é é que triunfa no profissional que se quer ser". Em português do Brasil, a frase quer dizer algo como "só se tem sucesso profissional sendo um homem de caráter".

Melhor pai dos jogadores

Abel revelou estar contando nos dedos, os dias para voltar a viver com suas filhas. "Logo, a escola está acabando. É só isso [ter a família por perto] que está me faltando", disse. Em Portugal, o ano letivo se encerra no Verão, ou seja, agora em julho, no inverno brasileiro.

"Acho que sou melhor pai dos meus jogadores que das minhas filhas", finalizou, entre risos.

Palmeiras