Topo

Atlético-MG

Atlético-MG sofre cinco gols no mesmo jogo depois de 11 anos e 720 partidas

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

09/06/2022 04h00

A derrota por 5 a 3 para o Fluminense será lembrada por muito tempo entre os torcedores do Atlético-MG, mas não como uma grande partida de futebol. O resultado negativa na 100ª apresentação no Maracanã marcou o fim de uma longa sequência sem sofrer cinco gols numa mesma partida.

Desde a goleada sofrida para o Cruzeiro, por 6 a 1, na Arena do Jacaré, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2011, que o Galo não leva tantos gols num mesmo jogo. Foram 720 partidas entre a derrota para o rival local e o revés diante do Fluminense.

O Atlético entrou em campo com a expectativa de assumir a liderança do Brasileirão, após o tropeço do Corinthians diante do Cuiabá, mas o que se viu foi uma atuação desastrosa da defesa alvinegra. Ponto alto na conquista da competição no ano passado, quando foi a menos vazada, o Galo tem números ruins no setor defensivo nas primeiras dez rodadas desta edição. São 13 gols sofridos, desempenho que só não é pior do que Juventude (17), Avaí (15) e Atlético-GO (13).

De acordo com números do Footstats, especializado em estatísticas, o Atlético é o time que menos menos precisa sofrer finalizações para levar gol. O Galo é vazado a cada 6,7 arremates à meta defendida por Everson.

Números que assustam o torcedor atleticano, que em 2021 se acostumou com uma defesa sólida. Além de ser o time menos menos sofreu gols no Brasileirão, o Galo também foi bem na Copa do Brasil e na Libertadores. Em toda a temporada foram 52 gols sofridos em 75 partidas, média inferior a gol por jogo.

"É muito difícil de explicar. Na verdade, foi uma noite muito ruim para a equipe. Sou o responsável. Tentamos pressionar no primeiro tempo, não saiu bem. No segundo, em algumas situações jogamos pressionados, em outras não", disse Turco Mohamed, que admitiu a noite ruim da defesa.

"A verdade é que não saímos bem defensivamente. Nem quando estávamos fechados nem quando tentavam pressionar. Então é minha responsabilidade e esperamos recuperar rápido".

Com a derrota para o Fluminense, o Atlético perdeu uma posição na classificação e pode até terminar a rodada fora do G4, desde que o duelo Coritiba x São Paulo tenha um vitorioso. O próximo compromisso do Alvinegro é com o Santos, sábado (11), às 19h, no Mineirão, pela 11ª rodada.

Atlético-MG