Topo

São Paulo

OPINIÃO

Menon: São Paulo é o time mais medíocre e previsível do Brasileirão

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/06/2022 23h26

Jogando fora de casa na noite desta quinta-feira (9), o São Paulo saiu na frente do Coritiba, mas ficou no empate de 1 a 1, em partida válida pela décima rodada do Brasileirão Série A de 2022. A igualdade no Couto Pereira significou ao time comandado por Rogério Ceni o quarto placar igual consecutivo na competição.

Na Live do São Paulo, transmitida pelo UOL Esporte após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan, Menon e Gabriel Perecini analisaram o desempenho da equipe em mais uma partida em que saiu na frente, mas acabou cedendo o empate.

"O São Paulo é o time mais medíocre e previsível desse Campeonato Brasileiro. Na primeira rodada, o Ceará ganhou do Palmeiras no Allianz Parque. Nessa de agora, o Cuiabá ganhou do Corinthians e o Fluminense fez cinco no Atlético-MG. O próprio Coritiba já teve um jogo em que estava perdendo para o Galo em Minas Gerais e empatou. O Fortaleza ganhou do Flamengo no Macaranã. Ou seja, os times conseguem fazer resultados surpreendentes e aquilo que não se espera deles. Já o São Paulo não consegue isso", começou dizendo Menon.

"Essa prática medíocre e sem surpresas leva a equipe ao que se tem hoje: dez jogos com quinze pontos ganhos. O São Paulo tem 50% de aproveitamento, o que é muito pouco para um time como esse, que sonha em estar na Libertadores ou com o título. Está na hora desse time surpreender. Tinha que ter feito alguma coisa a mais contra o Corinthians, o Ceará, o Avaí, ou até mesmo contra o Bragantino, quando saiu atrás e teve a chance de virar. Nunca consegue se superar e isso encaminha para o campeonato ser sonolento e sem sonhos", completou o comentarista.

Em seguida, Menon ressaltou a 'vantagem' que o São Paulo conquista somente por ter Calleri no elenco, mas como o desempenho dos demais nunca é capaz de fazer esse fato valer a pena.

"O São Paulo praticamente entra em campo ganhando por 1 a 0. Digo isso porque o time tem o Calleri, que é um atacante que fez nove gols em dez jogos até aqui, ou seja, um tento por jogo na prática. Entretanto, mesmo assim, a equipe nunca consegue ganhar", ressaltou o jornalista.

Após a fala de Menon, Gabriel Perecini destacou uma diferença do São Paulo na partida contra o Coritiba em relação aos demais empates que vem tendo no Brasileirão. Além disso, o comentarista falou a respeito de como os resultados recentes impactam na campanha do Tricolor.

"Diferentemente de outras partidas, o São Paulo hoje jogou no segundo tempo, não na mesma intensidade como deveria ser, mas não vimos uma segunda etapa abandonada como foi contra o Avaí e o Corinthians, por exemplo. Hoje, a equipe criou oportunidades e o próprio Calleri teve três ótimas oportunidades para definir a partida".

"Em termos de competição, é bom o fato do São Paulo não saber o que é perder nos últimos tempos, mas a equipe não vence fora do estado de São Paulo há 15 jogos. Parando para pensar, se o time tivesse perdido para o Corinthians e algum outro que terminou em empate, mas vencido um desses fora de casa, o clube teria uma vitória a mais. O São Paulo não caminha e perdeu muito essa oportunidade contra Avaí, Ceará e Coritiba. É difícil explicar o que acontece", finalizou o comentarista.

Para encerrar o assunto, Marcelo Hazan criticou o número de empates do São Paulo nessa sua série invicta e ressaltou que, caso continue assim, a equipe não chegara a lugar algum na temporada.

"O São Paulo não consegue reproduzir a superioridade do desempenho quando a tem em um placar que lhe dê uma vantagem confortável e segura. Diante disso, um jogo que começa tranquilo vai se complicando, como tem sido. O Corinthians cresceu no segundo tempo, o Avaí se animou com o pênalti perdido pelo Calleri e o Coritiba se aproveitou hoje. O São Paulo não perde há 14 jogos, mas destes, oito terminaram empatados. São muitos empates e nesse 'de grão em grão', não vai chegar a lugar nenhum", analisou Hazan

A próxima edição da Live do São Paulo será no domingo (12), logo após a partida contra o América-MG, pelo Campeonato Brasileiro. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.

São Paulo