Topo

Gabriel Jesus completa retomada com moral no City, físico em dia e filha

Gabriel Jesus retornou à seleção brasileira com gol, dias após o nascimento da filha - Kenta Harada/Getty Images
Gabriel Jesus retornou à seleção brasileira com gol, dias após o nascimento da filha Imagem: Kenta Harada/Getty Images

Gustavo Setti

Do UOL, em São Paulo

10/06/2022 04h00

Gabriel Jesus vivia momento delicado em março deste ano. Estava fora da lista de convocados da seleção brasileira e vinha perdendo espaço no Manchester City. Poucos meses depois, porém, conseguiu dar a retomada. Recuperou prestígio, tanto com Tite quanto com Pep Guardiola, e, empolgado com o nascimento da filha, fez gol no retorno à seleção. De quebra, ainda está sendo especulado no Real Madrid.

Jesus se destacou pouco pelo City no primeiro trimestre de 2022. No início de abril, só havia jogado os 90 minutos em duas das últimas dez partidas do clube inglês, fora o jejum de gols que durava desde janeiro. E o resultado não foi outro: em má fase, acabou não sendo convocado por Tite para as últimas rodadas das Eliminatórias, a primeira vez em mais de três anos.

Mas as coisas mudaram rapidamente. Jesus voltou a marcar em duelo pesado contra o Liverpool e depois deslanchou. Ganhou mais minutos em campo, e os gols apareceram. Foram quatro contra o Watford e um na vitória contra o Real Madrid, em duelo de ida das semifinais da Champions League, o jogo mais importante da temporada até então. O camisa 9 foi titular nos dois jogos contra os espanhóis, que acabaram classificados à final — conquistaram o título, posteriormente.

No começo de maio, veio o retorno à seleção. Convocado, Jesus ainda atuou os 90 minutos contra o Aston Villa, na última rodada do Campeonato Inglês, em virada épica que garantiu o título aos Citizens.

"Está em evolução e retomada do melhor momento, inclusive confiança", disse Tite sobre o atacante em entrevista coletiva após a convocação.

O treinador e a comissão técnica da seleção brasileira avaliaram que a melhora veio depois que Jesus retomou a melhor forma física. Eles até conversaram com o jogador sobre isso.

Papai, Jesus quebra tabu na seleção

Gabriel Jesus filha - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Gabriel Jesus com a filha, Helena, que nasceu antes do jogador se apresentar à seleção
Imagem: Reprodução/Instagram

Na volta à seleção, o atacante não ganhou a camisa 9, que era dele há anos, mas marcou com a amarelinha pela primeira vez desde a final da Copa América de 2019. Jesus aproveitou para balançar as redes contra a Coreia do Sul e entrou no jogo seguinte, contra o Japão. Ou seja, esteve em campo nas duas partidas da seleção nesta data Fifa, o que não ocorreu com muitos outros jogadores.

Em meio a tudo isso, o atacante virou pai. Helena, a primeira filha de Jesus, nasceu pouco antes dele se apresentar à seleção. Mesmo assim, o jogador não pediu dispensa para Tite.

"É um momento muito feliz meu, sendo pai agora, construindo uma família. Agora é continuar buscando o gol em todos os jogos. Eu acredito em sorte, mas neste caso, não, porque eu trabalho bastante. Quieto. Sempre trabalhei quieto. Nunca fui de retrucar, responder elogio ou crítica. Nesse caso, foi mais trabalho do que sorte", disse Gabriel Jesus, após o jogo contra a Coreia.

O camisa 9 tem contrato com o City até junho de 2023, mas vem sendo especulado em novos clubes e pode deixar a equipe de Manchester já nesta janela - principalmente porque os Citizens contrataram dois atacantes: Erling Haaland e Julian Álvarez.

Até agora, a imprensa europeia publicou que Real Madrid e Arsenal estão interessados no brasileiro. Segundo o jornal espanhol Marca, o City quer 50 milhões de euros (cerca de R$ 260 milhões) para vender os direitos de Jesus, valor que o clube de Londres aceitaria pagar.

A missão da equipe espanhola é mais complicada, já que Jesus ocuparia uma vaga de atleta extracomunitário. Atualmente, o Real tem as três vagas preenchidas com os brasileiros Vinicius Junior, Rodrygo e Eder Militão.