Topo

Internacional

Morre ex-jogador do Inter que sofria com doença degenerativa

Luís Fernando Souza, ex-jogador do Internacional, que sofria com Esclerose Lateral Amiotrófica - Arquivo Pessoal
Luís Fernando Souza, ex-jogador do Internacional, que sofria com Esclerose Lateral Amiotrófica Imagem: Arquivo Pessoal

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

10/06/2022 18h28

Morreu hoje (10), aos 48 anos, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, o ex-jogador do Inter Luís Fernando Souza. Ele sofria com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa.

O diagnóstico aconteceu há aproximadamente três anos. Em 2021, a reportagem do UOL Esporte contou uma ação organizada por amigos do ex-atleta e pelo clube para unir fundos para o tratamento dele.

Luís estava internado no Hospital de Viamão há algum tempo e o quadro se agravou nas duas últimas semanas. A morte se deu por complicações decorrentes da doença.

ELA é uma doença degenerativa e progressiva que afeta o sistema nervoso, levando à paralisia motora irreversível. Em 2021, Luís Fernando já tinha muitas restrições de movimento, não caminhava nem falava.

Em média, pessoas diagnosticadas com ELA vivem de três a cinco anos. Mas há casos de longevidade bem maior, como a do físico Stephen Hawking, que conviveu com o quadro por mais de 50 anos.

Além do Inter, que defendeu entre 1994 e 1997, ele também passou por Avaí, América-RN, Guarany de Bagé, Ulbra e Marcílio Dias, encerrando sua carreira profissional em 2008.

Internacional