Topo

Brasileirão - 2022

CBF libera áudio do VAR em gol polêmico anulado de Santos x Inter; assista

Gol do zagueiro Eduardo Bauermann (o último na parte inferior) foi invalidado após interferência do VAR - Reprodução/Twitter
Gol do zagueiro Eduardo Bauermann (o último na parte inferior) foi invalidado após interferência do VAR Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

10/06/2022 20h09

A CBF divulgou, no fim da tarde de hoje, o áudio do VAR em um lance polêmico da partida entre Santos e Inter, ocorrida na quarta-feira (8) dentro da Vila Belmiro, válida pelo Campeonato Brasileiro e que acabou em empate por 1 a 1 (veja abaixo).

O conteúdo mostra a conversa da arbitragem de vídeo, comandada por Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN), com o juiz de campo, Ramon Abatti Abel (SC), em meio ao gol anulado do zagueiro Eduardo Bauermann, da equipe paulista, ainda na 1ª etapa — a jogada foi invalidada por impedimento.

O lance se iniciou quando o duelo estava em 0 a 0 e partiu de cobrança de falta de Lucas Pires. Após cruzamento para a área, o camisa 4 apareceu por trás da marcação do time gaúcho e, de cabeça, mandou para as redes do goleiro Daniel. Neste momento, o bandeirinha não indicou infração.

O procedimento do VAR durou pouco mais de dois minutos. Primeiro, os responsáveis da cabine procuram o exato momento em que Lucas Pires acerta a bola com o objetivo de pausar o vídeo.

Neste momento, uma fala curiosa chama a atenção: é possível ouvir uma voz tentando "identificar" Bauermann, autor do gol. "Gol do quatro? Foi do zagueirão lá, é o do cabelo grandão, lá... número quatro, senhores".

Já com o "frame" parado e as linhas azuis aparecendo subitamente na tela, o VAR busca a posição do ombro do jogador mais recuado do Inter.

Linhas que configuram impedimento apareceram subitamente na tela do VAR em Santos x Inter - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Linhas que configuram impedimento apareceram subitamente na tela do VAR em Santos x Inter
Imagem: Reprodução/Twitter

"Para a esquerda, mais um para a esquerda, mais um para a esquerda, para a direita...", diz Pablo, até a imagem travar com a linha amarela.

Depois, os funcionários repetem o processo com Bauermann e chegam em uma decisão. "Ramon, Pablo falando. Revisão factual e posição de impedimento, ok? Impedimento". Logo depois, o árbitro de campo anula o lance.

Assista ao momento: