Topo

Cruzeiro

Letalidade no ataque é o principal trunfo do Cruzeiro contra o Vasco

Edu é o artilheiro do Cruzeiro na temporada, com 15 gols marcados - Fernando Moreno/AGIF
Edu é o artilheiro do Cruzeiro na temporada, com 15 gols marcados Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

11/06/2022 04h00

Um dos principais pontos da campanha avassaladora do Cruzeiro neste início da Série B do Brasileiro é a letalidade do ataque. O time de Paulo Pezzolano não é de fazer placares elásticos, mas sabe ser efetivo quando o adversário ensaia criar dificuldades. Contra o Vasco, amanhã (12), no Maracanã, a Raposa poderá se valer dessa característica para emplacar a nona vitória seguida e seguir isolado na liderança da competição.

O Cruzeiro só não fez gol em um jogo do torneio: na estreia contra o Bahia, quando foi derrotado por 2 a 0. Ao lado do Tricolor baiano e do Operário, a equipe tem o melhor ataque da Série B, com 14 gols. Alguns saíram em partidas em que o empate caminhava para ser o resultado - o que ajuda a explicar a insistência e o poder de decisão do time.

Dois jogos são exemplos disso. Contra o Brusque, pela segunda rodada, o time encontrou muitas dificuldades. O gol só saiu aos 36 do segundo tempo, dos pés de Edu. Recentemente, na nona rodada, Jajá garantiu a vitória já nos acréscimos, aos 47, após muita insistência. Apesar de ter vencido o jogo, Pezzolano assumiu que o time não foi bem, considerando aquele o pior jogo do time na competição, mas valorizando a entrega do time até o final.

"Foi um resultado positivo por não abaixar o braço, sempre seguir para frente e tentar buscar o gol até o último minuto, por mais que não estava claro. Mas é um prêmio por ficar até o último segundo atacando", comentou Pezzolano, que chegou ao Cruzeiro com a missão de montar uma equipe ofensiva, como determinado pelo comando da SAF.

Já são nove vitórias consecutivas na temporada, oito pela Série B e uma pela Copa do Brasil, mas em apenas três jogos o triunfo foi por dois gols de diferença: Chapecoense, Sampaio Corrêa e CRB. As demais vitórias foram todas por apenas um gol de vantagem.

Artilheiro de 2021

Autor de um dos gols da vitória do Cruzeiro sobre o CRB, o atacante Edu já tem 15 gols na temporada. É mais do que o dobro do artilheiro cruzeirense no ano passado. O volante Matheus Barbosa, hoje no Vasco, fez sete gols com a camisa celeste e terminou o ano como o maior goleador da equipe mineira, apesar de ter deixado a Toca da Raposa em julho, para defender o Atlético-GO.

Cruzeiro