A derrota por 3 a 1 para o Internacional no último sábado (11), no Beira-Rio, em jogo que marcou a estreia do técnico Dorival Júnior no comando do Flamengo, significou o terceiro resultado negativo consecutivo do time carioca, que, apesar de ter sido apontado como um dos favoritos ao título no início do Brasileirão, já aparece na tabela com o 15º lugar, com apenas 12 pontos —a mesma pontuação do Cuiabá, primeira equipe que figura na zona de rebaixamento.
Mas será que ainda é cedo para falar sobre rebaixamento? Nós acionamos os colunistas do UOL Esporte para responderem sobre a seguinte questão: o Flamengo precisa começar a se preocupar com o risco de rebaixamento? Confira o que eles disseram:
O Flamengo precisa se preocupar agora porque está na beira do abismo. Não acho que ocupará a zona de perigo por muito tempo, afinal tem um elenco com enorme potencial (ainda que o potencial para crise venha se mostrando equivalente). De todo modo, está deixando os times da ponta de cima descolarem e corre sério risco de fazer uma campanha de meio de tabela se não se acertar logo.
ALICIA KLEIN
Sim. Mas creio que as possíveis eliminações precoces nos torneios de mata-mata darão o tempo para o elenco se preparar melhor, se dedicar e fazer uma campanha de meio de tabela nos pontos corridos.
ANDRÉ ROCHA
O Flamengo só vai precisar se preocupar com rebaixamento se estiver no perigo faltando dez rodadas para o término do Brasileirão. Nesta altura, a perna dos jogadores vai pesar, a pressão da torcida vai triplicar e tudo vai se transformar em drama. Mas a chance de acontecer é mínima. Quase inexistente.
DANILO LAVIERI
Parece bizarra a preocupação. Mas melhor tê-la que esnobá-la. Camisas pesadas também funcionam como âncoras em meio ao lamaçal.
JUCA KFOURI
Flamengo não vai brigar contra o rebaixamento. Vive uma fase ruim, trocou de técnico, mas com o elenco que tem vai melhorar atuações e resultados e ainda brigará na parte de cima da tabela.
MARCEL RIZZO
Sim, precisa se preocupar. Mas por pouco tempo. Basta acertar um pouco o que está errado - jogadores rendendo abaixo - que o time melhora. Risco zero de cair. Zero.
MENON
Isso é um exagero. É impossível o Flamengo cair porque, caso contrário, ele vira Bangu, Madureira ou Bonsucesso. Mas não vai cair!
MILTON NEVES
O Flamengo deve se preocupar com o risco de queda porque tem a mesma pontuação do primeiro time da zona de rebaixamento, o Cuiabá. Além disso, o Rubro-Negro está demonstrando futebol de rabeira de tabela. Ignorar a chance de cair faz parte da rota para a Série B. Mas o clube da Gávea tem tempo e elenco para reagir.
PERRONE
Sim. O time não está jogando absolutamente nada e quando um grande entra na zona de rebaixamento as coisas só pioram. Dorival terá muito trabalho pela frente.
RENATO MAURÍCIO PRADO
Não. Certamente o time vai se recuperar no Brasileirão. O elenco é forte e tem condição de brigar para ficar no G4. Tem muito time ruim nessa Série A de 2022. Não vejo como o Flamengo ficar lá embaixo da tabela.
RODOLFO RODRIGUES
Se não mudar o desempenho, sim. Certamente é um dos quatro piores da competição no que apresentou em campo, e o comportamento dos jogadores é muito preocupante, assim como a total falta de habilidade da diretoria na condução do futebol e nas ações necessárias. Esse "combo" costuma derrubar time grande, mesmo quando há qualidade individual. Guardadas as devidas proporções de potencial técnico de elenco, foi o que derrubou o Grêmio.
RODRIGO COUTINHO
'Olha aí, meu bem, prudência e dinheiro no bolso, canja de galinha não faz mal a ninguém', imortalizou o rubro-negro Jorge Benjor. Mas, sinceramente, acredito que, hoje, a chance de o Flamengo cair é parecida com a de ser campeão: próxima a zero!
VITOR GUEDES
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.