Topo

Brasileirão - 2022

Palmeiras domina números do Brasileiro com equilíbrio entre ataque e defesa

Dudu, do Palmeiras, comemora seu gol contra o Coritiba, pelo Brasileirão - Robson Mafra/AGIF
Dudu, do Palmeiras, comemora seu gol contra o Coritiba, pelo Brasileirão Imagem: Robson Mafra/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/06/2022 04h00

Melhor aproveitamento, ataque e defesa do Brasileirão. Seis jogos sem sofrer gols no campeonato e 17 de invencibilidade, se consideradas todas as competições. A liderança do Palmeiras, ainda que somente um ponto à frente do vice-líder, Corinthians, não veio por acaso.

O time de Abel Ferreira domina várias estatísticas coletivas da Série A, que traduzem, em números, o equilíbrio entre os setores ofensivo e defensivo, marca registrada do elenco alviverde sob o comando do português.

O Verdão lidera em aproveitamento geral (67%) e fora de casa (73%), ataque (19), defesa (5), dribles (76), menos passes para finalizar uma vez (27,3) e finalizações para sofrer um gol (27), segundo a plataforma Footstats.

O grupo é, também, o que mais chuta na área (112), o que menos cede chances claras (7) e o que soma mais jogos sem ser vazado (8), aponta o SofaScore.

O que essas estatísticas mostram, dentro de campo, é um time que vende caro cada lance de perigo para os adversários, resultando nos poucos gols sofridos, e, ao mesmo tempo, avança de forma eficaz, precisando de poucos toques na bola para finalizar. Dessa forma, sobram os chutes ao gol, que, por extensão, fazem da equipe o ataque que mais marcou no campeonato.

A vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, que pôs fim a um jejum de 25 anos sem vencer no Couto Pereira, resumiu bem o equilíbrio do time.

Mesmo desfalcado pelos zagueiros Gustavo Gómez e Kuscevic, convocados às seleções paraguaia e chilena, e pelo meia Raphael Veiga, artilheiro alviverde em 2022, o Palmeiras foi dominante no primeiro tempo, se impondo em Curitiba e criando as melhores oportunidades do jogo.

O gol de Dudu veio cedo, aos 21 minutos, e deu tranquilidade à equipe, que, na segunda etapa, mostrou eficiência. Fechando os espaços na defesa, os palmeirenses ofereceram mais o campo ao Coxa, a fim de explorar o contra-ataque, e o segundo tento saiu dessa forma: Gabriel Veron foi acionado nas costas da zaga e colocou encontrou Rony sozinho para ampliar o placar.

Desde a última derrota, para o Ceará, na estreia do Brasileiro, já são 17 jogos sem perder. Nesse período, os números mostram um time que poucas vezes sofre e, por isso, se mantém entre os favoritos nos três campeonatos em disputa: são 13 vitórias e quatro empates, com 42 gols marcados e somente sete sofridos.

Comedido, Abel evita ilusão com ótima fase

Embora as estatísticas e o ótimo momento indiquem um caminho de mais conquistas em 2022, Abel Ferreira ainda adota uma postura comedida diante da fase vivida pelo Palmeiras.

Perguntado sobre qual é o limite para sua equipe na temporada, o português destacou o recheado calendário do futebol brasileiro, e ponderou que a equipe pode não manter a mesma intensidade diante de tantas partidas seguidas.

"Vou entrar no meu discurso, e quando perder será igual: não sei o que vai acontecer, mas o símbolo que tenho aqui nos obriga a entrar para ganhar a cada jogo e disputar cada título. Se vamos ganhar, não sei. Mas faremos o melhor que pudermos. O futebol não é só vitórias", afirmou Abel na coletiva de imprensa.

Em mais de uma oportunidade, o treinador fez questão de pontuar que, mesmo que os resultados não cheguem, o que pode garantir é a entrega do time.

"O que posso dizer é nossa obrigação, dar o nosso melhor em cada jogo. As coisas têm que correr bem, mas temos que estar preparados, que a qualquer momento pode mudar", considerou o treinador.

O próximo compromisso de Abel Ferreira e seus comandados será na quinta-feira (16), às 18h, quando recebem o Atlético-GO no Allianz Parque, pela 12ª rodada da Série A.