Topo

Cruzeiro

Ponte Preta é a principal vítima do Cruzeiro em dois anos de Série B

Cruzeiro venceu a Ponte Preta por 1 a 0, na Arena do Jacaré, pela Série B de 2021 - Bruno Haddad/Cruzeiro
Cruzeiro venceu a Ponte Preta por 1 a 0, na Arena do Jacaré, pela Série B de 2021 Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

13/06/2022 04h00

O Cruzeiro disputa a Série B do Campeonato Brasileiro pela terceira temporada consecutiva, assim como outros sete clubes. Como quatro equipes sobem para a Série A e outras quatro caem para a Série C, a rotatividade da competição é muito grande. Nesta quinta-feira, a Raposa reencontra um desses times que ela enfrentou nos dois anos anteriores. É a Ponte Preta, logo o adversário que mais cedeu pontos para o Cruzeiro nas duas primeiras edições da Série B.

Foram quatro duelos entre Raposa e Macaca, sendo dois em Minas Gerais e dois em Campinas. A equipe mineira venceu três vezes e perdeu apenas uma. Número que o Cruzeiro não conseguiu com nenhum dos demais clubes que enfrentou pelo menos quatro vezes na história da competição. São nove pontos conquistados em 12 possíveis, o que dá um aproveitamento de 75%.

O histórico de sucesso do Cruzeiro sobre a Ponte Preta, na Série B, foi construído por equipes que não conseguiram brigar pelo acesso. Em 2020 e em 2021, a Raposa nem sequer figurou entre os 10 primeiros colocados na classificação final, terminado em 11º e 14º, respectivamente.

Em 2020, na primeira participação cruzeirense na Segunda Divisão, foi uma vitória, por 3 a 0, no Mineirão, e uma derrota, por 2 a 1, de virada, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Já no ano passado, foram dois triunfos por 1 a 0, novamente em Campinas e outro na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Nesta quinta-feira, o Cruzeiro recebe a Ponte Preta, no Mineirão, às 16h (de Brasília), pela 13ª rodada da Série B. Na liderança da competição, a Raposa tenta se recuperar da derrota para o Vasco, diante de um adversário que não aproveitou a fase ruim do clube nas últimas temporadas. "Quinta-feira já tem um grande jogo, uma outra decisão, um campeonato longo", disse o atacante Edu, após o jogo no Maracanã.

Além da Ponte Preta, os clubes que o Cruzeiro enfrentou nas duas edições anteriores da Série B e que continuam na competição são o CRB, o CSA, o Guarani, o Náutico, o Operário e o Sampaio Corrêa.

Cruzeiro x Operário

Como já enfrentou o Operário cinco vezes pela Série B, o Cruzeiro conquistou 10 pontos diante da equipe paranaense, mas em cinco jogos disputados. Portanto, o aproveitamento é inferior ao que tem diante da Ponte —66% contra 75%. Nas duas edições anteriores da Segunda Divisão, o Cruzeiro somou 7 de 12 pontos que disputou com o Operário, com duas vitórias, um empate e uma derrota.

No primeiro encontro nesta Série B, o Cruzeiro venceu o Fantasma por 2 a 1, em Ponta Grossa, com gols de Leo Pais e Jajá.

Cruzeiro