O Barcelona desistiu de renovar com Daniel Alves e dispensou o experiente lateral direito brasileiro de 39 anos. A notícia foi publicada pelo jornal Sport e confirmada pela coluna do mercado da bola do UOL. Dani Alves tinha acordo com o Barça para renovar por mais seis meses, até dezembro de 2022, mês em que termina a Copa do Mundo do Qatar, mas o clube catalão acabou desistindo da ideia.
Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte nesta quarta-feira (15), os jornalistas Vitor Guedes, Marcelo Hazan e Rodrigo Mattos debateram o fim da segunda passagem de Daniel Alves pelo Barcelona e o futuro do jogador. Ele ainda tem espaço no futebol brasileiro? Será que a saída do Barça complica os planos de Daniel Alves para o Mundial do Qatar?
Vitão acredita que a saída do Barça coloca em questão a presença de Dani Alves na Copa. "Na seleção o Dani Alves não tem substituto, ninguém está pedindo passagem, só em estar no Barcelona ele já estaria na Copa. Agora, ele não estando no Barcelona, e não tendo um clube certo para jogar na lateral, o nome dele começa a virar uma dúvida."
Hazan relembrou os números da segunda passagem de Dani Alves pelo Barcelona e afirmou que a saída do clube catalão pode complicar a preparação do lateral para o Mundial.
"Se continuasse no Barcelona, ele tinha o caminho mais pavimentado para a Copa do Mundo. Nessa segunda passagem, fez um gol e deu quatro assistências em 17 jogos, foi protagonista num superclássico, fez gol e foi expulso. Foi melhor do que eu imaginava essa curta passagem dele pelo Barcelona."
"Tenho dúvida se em um clube brasileiro ele vai conseguir manter o radar aceso da seleção brasileira. Vai depender muito dessa escolha de carreira de seis meses, se vai para um time protagonista a chance continua, mas não é tão certo como seria se ele estivesse no Barcelona", opinou Hazan.
Mattos pensa diferente. Para ele, Daniel Alves é um dos homens de confiança de Tite, que já mostrou no caso de Philippe Coutinho que não abre mão dos seus jogadores. Sem contar a ausência de concorrentes de peso na posição.
"Em relação à seleção não muda nada, já ficou claro no procedimento do Coutinho, que no caso o Tite acertou, o Coutinho estava sem clube, sem jogar, meio sem eira nem beira, e o Tite continuou convocando porque era homem de confiança dele. Na seleção, falta opção na lateral direita e o Dani Alves tem a confiança do Tite."
'Eu não contrataria'
Antes de voltar ao Barcelona, Daniel Alves gerou interesse de alguns clubes brasileiros, como Fluminense e Athletico-PR. Agora livre no mercado, o experiente lateral pode voltar ao futebol nacional para se manter aceso no radar da seleção.
Vitão lembrou a passagem frustrada de Daniel Aves pelo São Paulo e afirmou que, hoje, não apostaria na contratação. "Eu não contrataria o Daniel Alves, e se ele voltar no Athletico-PR ou Fluminense, vai ter que baixar a bola."
Mattos disse que não faria nenhum contrato de longa duração com Dani Alves, cuja condição física já não é a mesma das últimas temporadas e tem dificultado suas atuações no quesito defensivo.
"Dani Alves vai ter que arranjar um time para jogar até a Copa, mas esse time tem que saber que a prioridade dele será a seleção, como ele já fez aqui no futebol brasileiro, ele larga o time em final de campeonato se for o caso, isso ele já deixou claro."
"Pode ser uma solução provisória para os clubes brasileiros, Fluminense e Athletico-PR já demonstraram interesse. Eu não faria um contrato longo com o Daniel Alves, aqui no São Paulo já estava difícil para ele jogar nesse ritmo", completou Mattos.
A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será na segunda (20). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.