Topo

Liga das Nações - 2022/2023

Seleções europeias da Copa decepcionam em início da Liga das Nações; veja

Harry Kane, da Inglaterra, e Mbappé, da França, na Liga das Nações - Montagem/Getty Images
Harry Kane, da Inglaterra, e Mbappé, da França, na Liga das Nações Imagem: Montagem/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/06/2022 04h00

Classificação e Jogos

Apontadas como favoritas ao título da Copa do Mundo do Qatar, algumas seleções europeias passaram longe de encantar neste início de Liga das Nações. Após quatro rodadas da fase de grupos, países como França, Inglaterra, Alemanha e Bélgica levantaram dúvidas sobre o desempenho no Mundial, marcado para o fim deste ano.

Atual campeã mundial, a França já está eliminada do torneio europeu e agora briga contra o rebaixamento. Situação semelhante à da Inglaterra, que ainda sonha com uma vaga nas semis. Já Bélgica e Alemanha oscilaram, mas encerraram esta data Fifa com vitória.

A Liga das Nações fará uma pausa, retornando somente no fim de setembro. Apenas o primeiro colocado de cada grupo avança às semifinais, enquanto os lanternas das chaves caem para a Liga B.

França eliminada

França - Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images - Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images
Mbappé e Benzema discutem em jogo da França contra a Croácia pela Liga das Nações
Imagem: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

Atual campeã mundial e da Liga das Nações, a França teve uma sequência para esquecer. Com ataque formado por Benzema, campeão da Champions League, e Mbappé de contrato renovado com o PSG, a seleção francesa somou apenas dois pontos em quatros jogos e amarga a lanterna do grupo 1.

Sem chances de ir às semis após derrota para Croácia em pleno Stade de France, a seleção francesa tem dois jogos - contra Áustria e Dinamarca - para evitar um vexatório rebaixamento. Até aqui, a França somou dois empates e duas derrotas e marcou apenas três gols.

Inglaterra segue roteiro

Inglaterra - Danehouse Photography Ltd/Getty Images - Danehouse Photography Ltd/Getty Images
Raheem Sterling, da Inglaterra, em jogo contra a Hungria pela Liga das Nações
Imagem: Danehouse Photography Ltd/Getty Images

Quem está seguindo roteiro semelhante ao da França é a Inglaterra. Goleada em casa pela Hungria, ontem, a seleção de Gareth Southgate é a lanterna do Grupo 3, a "chave da morte" do torneio, com dois pontos - conquistados em empates contra Alemanha e Itália - e marcou apenas um gol.

A Inglaterra, porém, ainda sonha com uma vaga nas semifinais da Liga das Nações, mas precisa que Hungria, Alemanha e Itália não cheguem a oito pontos. A combinação, porém, é improvável, já que a seleção húngara - líder da chave - já soma sete.

Bélgica assusta

Belgica - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
Hazard, da Bélgica, em jogo contra a Polônia pela Liga das Nações
Imagem: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images

Carrasca do Brasil na última Copa do Mundo, a seleção belga mostrou que sua encantadora geração já apresenta sinais de cansaço. Apesar de ser a vice-líder do Grupo 4 da Liga das Nações, liderado pela Holanda, a Bélgica foi goleada pelos holandeses logo na primeira rodada.

A resposta veio no jogo seguinte, com um imponente 6 a 1 sobre a Polônia de Lewandowski, mas a empolgação parou por aí. A Bélgica empatou em 1 a 1 com País de Gales e venceu a Polônia, ontem, por um modesto 1 a 0.

Alemanha embala tarde

Alemanha - Alex Grimm/Getty Images - Alex Grimm/Getty Images
Manuel Neuer, da Alemanha, em jogo contra a Hungria pela Liga das Nações
Imagem: Alex Grimm/Getty Images

No "grupo da morte" da Liga das Nações, a seleção alemã talvez seja aquela com mais argumentos para as fracas atuações, já que enfrentou tradicionais seleções logo na primeira fase, como Inglaterra e Itália. O tropeço contra a Hungria, porém, tirou a chance dos germânicos encaminharem a classificação.

Vice-líder do grupo, a seleção alemã abriu a sua participação com três empates consecutivos, contra Itália, Inglaterra e Hungria, respectivamente, e deslanchou apenas na quarta rodada, com uma goleada por 5 a 2 sobre a Itália. Resta saber qual Alemanha se apresentará para a reta final da Liga das Nações.