Como Santos transformou o sistema defensivo com dois zagueiros 'de graça'
Danilo Boza, Emiliano Velázquez, Kaiky, Luiz Felipe, Robson e Wagner Palha se alternaram entre os zagueiros titulares do Santos, na última edição do Campeonato Brasileiro. O desempenho defensivo até melhorou sob o comando de Fabio Carille, mas o Peixe não teve dupla incontestável e brigou contra o rebaixamento até o fim. Em 2022, o cenário mudou.
O Peixe foi ao mercado e trouxe Eduardo Bauermann e Maicon. Os defensores chegaram de graça e se tornaram titulares absolutos. Cada vez mais entrosados, eles formam a zaga de uma das melhores defesas do Brasileirão com o técnico Fabián Bustos.
Bauermann tem 26 anos e chegou ao Santos após bom Campeonato Brasileiro pelo América-MG. Com contrato até dezembro, o zagueiro foi procurado pelo Peixe ainda no primeiro semestre de 2021 e fechou pré-acordo. O vínculo vale até 31 de dezembro de 2024.
Maicon, de 33 anos, estava no Cruzeiro e quase veio para o Santos no fim de 2021. Com a venda da Raposa para Ronaldo, o clube mineiro se readequou financeiramente e optou pela saída do experiente zagueiro. O Peixe aproveitou e trouxe seu reforço de graça até dezembro de 2023.
Bauermann, com perfil mais discreto, já atuou em 32 partidas pelo Santos e não apresentou nenhum problema físico. O zagueiro se destaca pela regularidade e tem sido importante também no ataque: ele já fez dois gols no ano.
Maicon, líder nato, tem 18 jogos pelo Peixe em 2022. Nome de confiança do executivo de futebol e ex-zagueiro Edu Dracena, ele é um dos capitães do elenco e ajuda demais os mais jovens no dia a dia.
Bauermann e Maicon são firmes, mas fazem poucas faltas, recebem esporádicos cartões amarelos e não ficaram suspensos nenhuma vez na temporada. Bauermann tem três advertências e Maicon apenas uma pelo Santos.
Eduardo Bauermann e Maicon se tornaram titulares absolutos e diminuíram a concorrência no clube. O Santos também conta com Kaiky, Emiliano Velázquez, Luiz Felipe e Robson. Luiz e Robson estão no fim da fila.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.