Topo

Brasileiro de 19 anos se adapta à Croácia e mira chance na Espanha

Lucas Moura, jogador do NK Istra, da Croácia, em ação pelo clube - Divulgação/NK Istra
Lucas Moura, jogador do NK Istra, da Croácia, em ação pelo clube Imagem: Divulgação/NK Istra

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/06/2022 04h00

Lucas Moura fará sua primeira pré-temporada pelo NK Istra, da Croácia. Depois de chegar ao clube durante a temporada passada, o atacante brasileiro de 19 anos se diz adaptado e sonha com mudança de clube no Grupo Alavés.

"O NK Istra é um time com colegas e profissionais muito receptivos. Consegui me adaptar de forma rápida mesmo com as dificuldades de cultura e costumes e tenho certeza que ganhei muito aprendizado. E isso agora vai servir para a próxima temporada e para que eu consiga estar mais tranquilo na nova temporada", contou Lucas ao UOL Esporte.

"A adaptação foi rápida. Sempre foi um sonho meu jogar na Europa, então, já acompanhava alguns jogadores que saíram do Brasil para jogar fora e conseguir ter, ao menos, uma noção do que teria pela frente. Acredito que isso tenha ajudado muito. O futebol croata tem algumas coisas diferentes do futebol brasileiro, taticamente, que ainda estou aprendendo, mas tenho certeza que serão importantes para minha evolução", completou.

Lucas disputou oito partidas na Croácia. Foram quatro pelo time principal e outras quatro pelo sub-20 do NK Istra. Em campo, ele marcou três gols e deu duas assistências. Agora, terá pela primeira vez a oportunidade de fazer uma pré-temporada e mira ganhar mais espaço no elenco.

"Ganhei muita capacidade tática neste período desde que cheguei aqui. Tenho aprendido cada dia mais no aspecto tático do futebol e isso vai me ajudar muito num futuro próximo. Sempre fui uma pessoa interessada nisso, desde os tempos de São José [clube que defendeu no Rio Grande do Sul], então procuro sempre aprender. Não só com o futebol como com outros esportes também", disse.

De olho em passo maior

O NK Istra faz parte do Grupo Alavés, cujo principal clube é o Alavés, da Espanha. E, ainda que esteja totalmente focado no seu desempenho na Croácia, o brasileiro não esconde o sonho de atuar no futebol espanhol.

Lucas Moura em ação pelo NK Istra, da Croácia - Divulgação/ NK Istra 1961 - Divulgação/ NK Istra 1961
Imagem: Divulgação/ NK Istra 1961

"No momento, estou focado nessa nova temporada que terei pelo Istra na primeira divisão da Croácia. Agora estou trabalhando com o grupo e com a comissão desde a pré-temporada, o que será importantíssimo para mostrar ainda mais meu futebol. Mas, claro que sonho em ter uma oportunidade no Alavés no futuro. A Liga Espanhola é uma das principais ligas do mundo e eu a acompanho desde criança. Quero batalhar para ter essa conquista", contou.

Inclusive, há um início de acordo entre os clubes para que ele siga para Espanha após a próxima temporada, quando concluirá sua adaptação.

"Existe um combinado de treinar e jogar no Istra por uma temporada e meia como adaptação ao futebol europeu para depois reavaliarmos a possibilidade de ir para o Alavés. Até por isso venho focando neste momento de agora, para poder fazer uma boa temporada com gols, assistências e ajudando o time. Tudo sempre será consequência do meu trabalho", contou.

Treinador uruguaio e vida na Croácia

A adaptação ao futebol croata foi facilitada pela presença de Gonzalo Garcia. O treinador uruguaio fez Lucas se sentir mais próximo de casa.

"Ele é uma pessoal muito legal e que desde que cheguei me ajudou e ensinou bastante. O fator de ser uruguaio é algo que facilitou um pouco pela linguagem e pelos costumes mais próximos do que os dos croatas, então para mim foi algo que ajudou muito", disse.

E a facilidade de comunicação também ajudou o atacante no dia a dia. Hoje, ele se vê adaptado e pronto para abrir a temporada que pode ser trampolim para Espanha.

A maioria das pessoas do elenco e da comissão técnica falam inglês ou espanhol, o que já ajuda bastante na comunicação. Também sou um cara bem comunicativo então isso ajuda, mas é natural que as vezes tenhamos alguma dificuldade pontual por terem muitas culturas envolvidas aqui no dia a dia. Tento sempre me virar (risos)", finalizou.

Cria do São José-RS, Lucas teve sua história contada pelo UOL Esporte no início deste ano.