Chegada de Flaco López completa elenco do Palmeiras ou ainda faltam peças?
A chegada de José Manuel "Flaco" López, 21, realiza um desejo antigo de Abel Ferreira, expresso pelo técnico logo ao fim de sua primeira temporada pelo clube: ter três centroavantes de características diferentes no elenco.
Rafael Navarro veio no começo do ano. O uruguaio Miguel Merentiel treina há três semanas com o elenco, e López foi anunciado oficialmente logo depois da vitória alviverde sobre o Atlético-GO, na quinta-feira (16).
Os dois atacantes estrangeiros poderão jogar pelo Palmeiras a partir de julho, quando se abre a janela nacional de transferências.
Com essas contratações, o clube fecha o grupo para o restante da temporada? A resposta é não.
Meio-campo precisa de peças
Atualmente, a maior carência do Palmeiras está no setor de meio-campo, em especial na parte de armação.
Hoje, o Palmeiras tem Raphael Veiga e Gustavo Scarpa para a função. Ambos vivem grandes fases, de modo que Scarpa é substituto de Veiga, se ele não pode jogar. Mas se ambos têm condições de jogo, Abel, com frequência, escala Scarpa pela ponta-esquerda, para não abrir mão de tê-lo em campo.
O ponto é que Scarpa pode estar com os dias contados no Palmeiras. O jogador já expressou o desejo de jogar na Europa. E com a janela europeia abrindo em junho, pode ser que o meia esteja perto da saída.
O Palmeiras trabalha para que isso não aconteça e sinalizou propostas de renovação para, ao menos, evitar que ele deixe o Palmeiras de graça, já que seu contrato se encerra no fim da temporada e ele já poderia assinar um pré-contrato com outra equipe. Se a renovação não vier, a única maneira de o Palmeiras receber algo pela transferência seria liberando o jogador agora.
Atuesta até poderia ser uma opção para a armação, e vem mostrando evolução. Contudo, a distância de sua qualidade atual para os momentos de Veiga e Scarpa é abissal. Da base, o meia Jhonatan "Jhon Jhon" treina com o grupo com frequência. Mas ele ainda é visto como cru demais para ser opção imediata de banco.
"Volância" pode não ser mais um problema
Setor que mais viu saídas ao fim da temporada 2021 —Felipe Melo, Danilo Barbosa, Mateus Fernandes e Patrick de Paula—, os volantes podem não ser mais um problema para o Palmeiras, mesmo com Jailson tendo rompido o ligamento cruzado do joelho direito. E isso se deve a um surgimento e a uma ressurreição.
O surgimento é o de Fabinho. O volante campeão da Copinha tem entrado com frequência e, quando exigido em jogos complicados, como o clássico com o Santos na Vila Belmiro, tem correspondido.
O renascimento fica por conta de Gabriel Menino. Em dado momento avaliado como o mais promissor dos garotos promovidos na gestão Vanderlei Luxemburgo, no início de 2020, e muito utilizado por Abel na mesma temporada, ele teve um 2021 ruim.
Gabriel acabou perdendo muito espaço. O ano de 2022, no entanto, começou diferente para ele. Menino revelou que teve conversas com Abel Ferreira e com o diretor Anderson Barros, que queriam saber dele se seria necessário contratar outro volante. Gabriel disse que não e vem fazendo valer sua palavra no campo.
Zaga ainda precisa de peças
O Palmeiras construiu a melhor defesa do Brasil mesmo não tendo contado com Luan desde fevereiro. O novato Murilo se encaixou muito bem na dupla com Gustavo Gómez, e Benjamin Kuscevic subiu de produção. Mesmo assim, o Palmeiras hoje tem apenas quatro jogadores para o setor, já que Renan foi emprestado ao Red Bull Bragantino.
Das crias da Academia, Naves já jogou pelo time profissional neste ano e Lucas Freitas é um jogador também visto como muito promissor. Mas quando a temporada se afunilar e as partidas decisivas começarem a se multiplicar, a avaliação é que pode faltar experiência.
Assim, a contratação de mais um zagueiro não está descartada no clube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.