A vitória do Palmeiras sobre o Atlético-GO por 4 a 2, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, ficou em segundo plano por conta da entrevista coletiva concedida por Jorginho na noite de ontem (16), no Allianz Parque. O técnico do time goiano fez duras críticas ao comportamento de Abel Ferreira, treinador palmeirense, alegando que ele foi desrespeitoso com o árbitro e até irônico em algumas situações.
"Quando você bate palma para o árbitro está querendo literalmente 'sacanear' o juiz. Então, é uma coisa que me revolta como treinador, como brasileiro, porque vem no nosso país e está desrespeitando nosso país, nossos árbitros', afirmou Jorginho em um dos trechos da coletiva.
Jorginho recordou que Abel e os demais integrantes da comissão técnica do Palmeiras já foram expulsos por reclamação em outras oportunidades e disse que esperava uma punição severa, que acabou não acontecendo. O clube alviverde, por sua vez, rebateu Jorginho e disse que as manifestações têm um 'cunho xenófobo'.
Aproveitando o tema, nós convocamos os colunistas do UOL Esporte para responderem à seguinte pergunta: Abel Ferreira tem motivo para reclamar tanto da arbitragem? Veja o que eles disseram:
A arbitragem no Brasil é muito ruim e não entendo por que treinadores não têm o direito de reclamar ao verem suas equipes prejudicadas. O que não podem, nem Abel nem ninguém, é faltar com o respeito. Esse é o limite e para isso servem os cartões.
ALICIA KLEIN
Pra quem vê, de fora, são completamente absurdas as reclamações que ele faz, mas fico me perguntando se elas não possuem algum apelo em relação ao elenco. Ele não é bobo, deve ter plena consciência do abuso que comete em relação à arbitragem a cada jogo e, se continua com o comportamento, talvez isso signifique que existe um propósito não assumido. Manter o time pilhado durante o jogo, quem sabe?
AMARA MOIRA
Jorginho perdeu toda razão que tinha ao reclamar dos exageros do Abel, que não se controla com a arbitragem nem com o Palmeiras goleando, quando adota um discurso nitidamente xenófobo e invejoso. Com aquele "patriotismo" muito presente nas entrevistas dele e de Dunga na seleção no ciclo 2006/10 que, sabemos de que tipo de gente é o último refúgio.
ANDRÉ ROCHA
Não. Ele contribuiria ainda mais para o futebol se fugisse à regra de muitos de ter a arbitragem como inimiga.
ANDREI KAMPFF
Não, não tem, precisa se controlar, embora a arbitragem brasileira seja abaixo da crítica. Mas Jorginho apenas mostrou seu lado xenófobo, para desviar a atenção dos quatro gols que o time dele tomou em sete minutos.
JUCA KFOURI
Acho que todo mundo tem motivo para reclamar muito da arbitragem, o que indica que ela não é tendenciosa, apenas ruim. Acontece que cada treinador tem seu jeito de estar à beira do gramado e o do Abel é esse jeito mais intenso e apaixonado. Vais seguir sendo advertido e expulso, certamente, mas é preciso considerar que talvez seja esse mesmo lado comprometido que faz ele ser o treinador que é.
MILLY LACOMBE
Não tem motivos. Mas não é o único. No Brasil quase todo técnico passa o jogo todo enchendo os pacovás dos árbitros. As declarações de Jorginho pós-derrota diante do Palmeiras me pareceram muito mais um choro de perdedor do que qualquer outra coisa.
MILTON NEVES
Às vezes sim, às vezes não. Depende do jogo, do lance. Mas, minha impressão é de que ele adota a mesma estratégia da maioria dos técnicos que atuam por aqui. O plano é pressionar o árbitro visando a jogada seguinte.
PERRONE
Não. Abel exagera muito nas reclamações. Como vários outros treinadores brasileiros, todos passíveis de muitos cartões amarelos e vermelhos que recebem. Mas as palavras de Jorginho, na verdade, foram extremamente infelizes. Demonstram a incontrolável inveja de um treinador daqui com o sucesso incontestável de um treinador estrangeiro muito melhor que ele.
RENATO MAURÍCIO PRADO
Abel reclama além da conta. A arbitragem é péssima de um modo geral, mas ele exagera um pouco. Mas Jorginho forçou a barra. Nada a ver levantar essa bola.
RODOLFO RODRIGUES
Não. As manifestações dele são quase sempre muito exageradas contra a arbitragem. O nível dos árbitros brasileiros é fraco na média. Todos os clubes são beneficiados ou prejudicados em alguns momentos. Se todos os treinadores resolvessem se manifestar como ele, seria ainda pior o ambiente na beira do campo.
RODRIGO COUTINHO
Não. Agora dar chilique contra a arbitragem (característica que é regra, não exceção entre os técnicos, brasileiros ou não) é algo muito menos grave do que a xenofobia ignóbil e asquerosa de Jorginho.
VITOR GUEDES
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.