Topo

Cruzeiro

Cruzeiro atinge metade da pontuação que historicamente garante acesso

Jogadores do Cruzeiro comemoram gol sobre a Ponte Preta na Série B - FÁBIO BARROS/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadores do Cruzeiro comemoram gol sobre a Ponte Preta na Série B Imagem: FÁBIO BARROS/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

17/06/2022 04h00

A campanha do Cruzeiro na Série B é, de fato, impressionante. Passadas 13 rodadas da competição, a equipe celeste atingiu metade da pontuação que, historicamente, garantiu oito acessos ao longo das últimas 16 edições. A última vítima da Raposa foi a Ponte Preta, ontem (16) no Mineirão. O Cruzeiro venceu a partida por 2 a 0, chegou a 31 pontos e se isolou ainda mais na ponta da tabela.

Com 62 pontos ou até menos, oito equipes já se garantiram na elite do futebol brasileiro desde 2006, quando a Série B passou a ser disputada por 20 equipes e no formato atual: são elas América-RN (61 pontos - 2006), Vitória (59 pontos - 2007), Sport (61 pontos - 2011), Figueirense (60 pontos - 2013), Avaí (62 pontos - 2014), Goiás (60 pontos -2018), Atlético-GO (62 pontos - 2019), Cuiabá (61 pontos - 2020).

De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro possui no momento 93% de chances de se classificar para a Série A, seguido pelo Vasco com 62,5%, Bahia com 62,2% e Grêmio com 28,8%.

Questionado sobre como manter a motivação dos jogadores e o nível das atuações da equipe em meio ao primeiro turno em que o Cruzeiro sobra na competição, o técnico Paulo Pezzolano, mais uma vez, adotou um tom sereno para avaliar o momento. Para o uruguaio, pensar na quantidade de pontos somados agora pode prejudicar o objetivo final do time.

"Primeiro, eu sempre penso como motivar a mim mesmo para depois pensar em como motivar 30 caras no vestiário e quem está no entorno. Eu falo para eles que posso ajudar, mas a motivação tem que partir deles. Se você está ganhando jogos e acha que já está tudo pronto porque fizemos certa quantidade de pontos e vamos subir, está errado. Como eu digo todo dia, cada um tem que trabalhar nesse sonho interno. Eu vim aqui com um objetivo claríssimo de fazer os jogadores desempenhar aquilo que eu quero e depois garantir o acesso. Se ficarmos leves, não vai dar, é o que penso a todo momento", explicou.

O Cruzeiro volta a campo pela Série B contra o Sport, na terça-feira (28), às 21h30, no Mineirão. A equipe celeste é a única da competição com 100% de aproveitamento em casa, onde somou seis vitórias em seis jogos e não sofreu nenhum gol na competição.

Cruzeiro