Topo

Grêmio apresenta nova proposta e aguarda resposta de Lucas Leiva

Aos 35 anos, volante está livre no mercado da bola após deixar a Lazio-ITA  - Giuseppe Maffia/Getty
Aos 35 anos, volante está livre no mercado da bola após deixar a Lazio-ITA Imagem: Giuseppe Maffia/Getty

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/06/2022 17h48

O Grêmio apresentou, hoje (17), uma nova proposta para tentar o retorno de Lucas Leiva. A conversa com o volante já dura quase três semanas e, agora, chegou a um estágio considerado decisivo. Do lado gremista, a posição é que a oferta atual é derradeira. A última. Os números foram reajustados, mas ainda seguem longe do desejado pelo ex-jogador de Liverpool e Lazio, atualmente livre no mercado da bola.

Aos 35 anos, Lucas Leiva tem sondagens do Brasil e de dois clubes da Turquia. Lucas Leiva deve responder ao Grêmio sobre as tratativas nas próximas horas. Há diferentes visões sobre a chance do negócio ocorrer, com pessimismo crescente.

O papo entre Grêmio e Lucas Leiva ocorreu pela manhã, de forma virtual. O jogador ouviu oferta com valores salariais maiores, na comparação com as outras propostas do clube. O vínculo ofertado é até o final de 2023. A diretoria gremista já havia apresentado duas ofertas ao volante.

A primeira era de vínculo por seis meses, rechaçada. A segunda proposta incluía contrato até o final de 2023 - com direito a aumento salarial e bônus pelo retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Lucas Leiva realizou uma contraproposta, solicitando vínculo até o final de 2024 e com ajuste nos valores. Tanto para o período na Série B quanto para a temporada de retorno à elite do futebol brasileiro.

O Grêmio considerou os valores altos, respondeu com cláusula que prevê renovação para 2024 em caso de disputa de 60% das partidas de 2023 e adotou discurso pessimista, com relativo distanciamento do jogador. Foi, então, vez de Leiva considerar os termos ruins. Especialmente a cláusula de prorrogação por produtividade.

Na terça-feira (14), houve reaproximação com a entrada de Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, no cenário. Em reunião virtual, o dirigente gremista citou dificuldades financeiras pelo rebaixamento, mas pediu mais dois dias para tentar um novo acordo. Hoje (18), a proposta foi apresentada com os novos termos e com o status de oferta final.

Lucas Leiva foi campeão da Série B de 2005 com o Grêmio e virou titular absoluto do time na temporada seguinte. Em 2007, foi negociado com o Liverpool e ficou na Inglaterra por 10 anos. Depois, acertou com a Lazio e deixou a Itália ao final da mais recente temporada europeia.