Topo

Irregulares, Atlético-MG e Flamengo já cederam mais pontos que em 2021

Fotos de Atlético-MG x Flamengo pela final da Supercopa do Brasil - Pedro Souza/Atlético-MG
Fotos de Atlético-MG x Flamengo pela final da Supercopa do Brasil Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Letícia Marques e Lohanna Lima

Colaboração para o UOL no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG)

18/06/2022 04h00

As recentes temporadas de sucesso de Flamengo e Atlético-MG, além do alto investimento em seus elencos, consolidaram as duas equipes como as principais concorrentes a títulos no futebol brasileiro e continental em 2022. Em 2021, o clube mineiro conquistou as duas competições nacionais, enquanto o Rubro-Negro levantou somente o estadual. Se o Galo sobrou no ano passado e o Flamengo ficou devendo, neste ano, o cenário encontra-se conturbado para ambos, principalmente no Brasileirão.

As 12 primeiras rodadas deixam o Flamengo na 10ª colocação com 15 pontos enquanto o Atlético aparece em sexto com 18. Neste mesmo período, em 2021, a situação era mais confortável para o clube mineiro, enquanto o carioca ainda tentava se encaixar e sonhava com o tricampeonato nacional.

Situação em 2021

Na 12ª rodada de 2021, o Atlético aparecia na segunda colocação e já se encaminhava para a liderança da competição. O clube assumiu o primeiro lugar ao vencer o Juventude, fora de casa, pela 15ª rodada. No jogo seguinte, ganhou do Palmeiras, no Mineirão, abriu cinco pontos de vantagem e administrou até o fim.

Hulk foi novamente decisivo para o Atlético-MG, que venceu o Juventude e pulou para a ponta do Brasileiro - LUCA ERBES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - LUCA ERBES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Hulk foi novamente decisivo para o Atlético-MG, que venceu o Juventude e pulou para a ponta do Brasileiro
Imagem: LUCA ERBES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Fla era o atual bicampeão do Brasileirão, no entanto, iniciou a temporada passada oscilando na competição. Em 12 rodadas, foram oito vitórias e quatro derrotas, e ocupava a quinta colocação. Sem poder de reação, o Rubro-Negro viu o rival mineiro disparar na liderança.

Naquela altura, o Fla deixou 12 pontos pelo caminho, tendo conquistado apenas 24 em 36 disputados. O Galo deixou apenas 11, e somava 25 na pontuação. Nesta temporada, o Rubro-Negro deixou de conquistar 21 pontos, e o clube mineiro 18, em 36 disputados.

Tropeços

No Brasileirão 2021, o Galo desperdiçou pontos nas derrotas para Fortaleza (em casa), Ceará e Santos (fora de casa) e no empate no Mineirão com a Chapecoense. Em 2022, foram revés para América-MG (em casa) e Fluminense (fora), além de seis empates: Coritiba, Goiás, Bragantino, Palmeiras, Santos e Ceará.

O início do Fla em 2021 foi marcado com tropeços para Bragantino e Fluminense (casa), Juventude e Atlético-MG (fora). A situação é bem parecida com 2022, visto que a equipe perdeu para Athletico, Bragantino e Internacional (fora), Botafogo e Fortaleza (casa), além de empates com Atlético-GO, Palmeiras e Ceará.

Jogadores de Flamengo e Red Bull Bragantino disputam bola em jogo da Série A - Diogo Reis/Diogo Reis/AGIF - Diogo Reis/Diogo Reis/AGIF
Jogadores de Flamengo e Red Bull Bragantino disputam bola em jogo da Série A
Imagem: Diogo Reis/Diogo Reis/AGIF

No entanto, a diferença dos clubes de 2021 ia além da posição da tabela. Comandado por Cuca, o clube mineiro estava encontrando o bom futebol e se consolidando entre os concorrentes ao título. Enquanto isso, o Flamengo, ainda com Ceni, tentava manter as expectativas geradas pelas conquistas da época. No fim, o Atlético chegou ao título com 84 pontos, e o Fla ficou com a segunda posição, com 71.

Em 2022, Flamengo e Atlético estão pressionados e observam o Palmeiras se distanciar no Brasileirão. A equipe paulista possui apenas uma derrota e soma 25 pontos em 36 disputados.

Duelo que vale emprego

Atlético e Flamengo se encontram amanhã (19), às 16h (de Brasília), em um confronto que poderá definir a queda do técnico Turco Mohamed do comando do Alvinegro. Após o empate com o Ceará na última quarta-feira (16), a situação do treinador chegou ao limite. A equipe está há quatro jogos sem vencer no Brasileirão e viu o Palmeiras abrir sete pontos de vantagem na liderança.

O Flamengo, por outro lado, busca se reencontrar após a mudança de comando e com o trabalho recente de Dorival Junior. Sob o comando do novo treinador, o Rubro-Negro perdeu para o Internacional, por 3 a 1, e venceu o Cuiabá por 2 a 0 na última rodada.