Atlético-MG e Flamengo se reencontram longe do topo e com crise no comando
Atlético-MG e Flamengo se enfrentam hoje (19), às 16h, no Mineirão, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Vistos como fortes candidatos aos títulos, os clubes acumulam semelhanças que vão além dos altos investimentos e do atual momento turbulento no campeonato.
Os dois times seguem longe da ponta. O Galo está sete pontos atrás do líder Palmeiras. Já o Flamengo tem 10 pontos a menos que o Verdão. Além disso, os dois passam por uma crise no comando técnico, com Antonio Mohamed na corda-bamba em Minas e Dorival Junior tentando juntar os cacos da passagem de Paulo Sousa no Rio.
Os processos vividos para a seleção dos técnicos para 2022 foram muito similares. Em janeiro, o Flamengo apresentou Paulo Sousa, no dia 10, e o Atlético, três dias depois, anunciou Antonio Mohamed, o 'El-Turco'.
Enquanto o português foi demitido semana passada após meses de pressão, o Turco vive dias complicados em Minas e teme seguir o mesmo caminho. A escolha por Sousa não era unanimidade na torcida, que pedia pela volta de Jorge Jesus, o nome preferido do Atlético antes de contratar Mohamed.
O Flamengo foi ao mercado em busca do técnico ainda em dezembro. Marcos Braz (vice-presidente de futebol) e Bruno Spindel (diretor executivo) embarcaram para Europa com alguns nomes no radar: Jorge Jesus, Rui Vitória, Paulo Sousa.
Jorge Jesus era o preferido, no entanto, o contrato em vigência com o Benfica e a indefinição do português não permitiram que as conversas avançassem. Após a primeira reunião com Sousa, o treinador foi o escolhido, e anunciado no dia 29 de dezembro.
Enquanto isso, no dia anterior, no Brasil, Cuca anunciava a saída do Atlético por questões familiares. A partir disso, o clube de Minas escolheu Jorge Jesus como o principal alvo, tentou a contratação e, inclusive, chegou a ter conversas avançadas. No entanto, um impasse com a comissão técnica impediu um final feliz na negociação.
Sousa e Mohamed tiveram fantasmas
No Flamengo, a sombra de Jesus acompanha todos os técnicos no clube desde de 2020, quando o português deixou o comando. O Atlético vive um momento parecido nesta temporada de 2022, em que as cobranças são referentes ao futebol de Cuca.
Escolhido pela diretoria, o português teve respaldo em meio ao fantasma de Jorge Jesus. Porém, as más atuações do time e a sequência de três derrotas quebraram a confiança do departamento de futebol, que optou pela demissão. Dorival Júnior foi contratado menos de 24 horas depois e, nesse jogo contra o Atlético, faz a terceira partida no comando.
Mohamed começou bem no Atlético e os bons números por muito tempo sustentaram o trabalho do técnico, que foi campeão mineiro e da Supercopa. No início, Turco optou por manter o trabalho de Cuca e foi implementando o seu estilo gradativamente.
Porém, o time está há quatro jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro e vive seu pior momento. A demissão de Turco em caso de derrota para o Flamengo já é pauta na Cidade do Galo.
Reencontro após a Supercopa
As equipes voltam a se enfrentar após o duelo pela Supercopa, que terminou com o Atlético como o campeão. O jogo terminou empatado em 2 a 2 e, nos pênaltis, o Galo venceu por 8 a 7.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X FLAMENGO
Competição: Campeonato Brasileiro - 13ª Rodada
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 19 de junho de 2022, sábado
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (FIFA/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA/SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair e Nacho Fernandéz; Ademir (Rubens ou Vargas), Keno e Hulk. Técnico: Turco Mohamed.
FLAMENGO: Diego Alves; Matheuzinho, Rodrigo Caio, Pablo e Ayrton Lucas; João Gomes, Andreas Pereira, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Vitinho e Gabigol. Técnico: Dorival Junior.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.