Topo

Brasileirão - 2022

Atlético vence o Flamengo, entra no G-4 e alivia pressão sobre Turco

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/06/2022 17h53

Em tarde de Mineirão cheio, o Atlético-MG bateu o Flamengo por 2 a 0, com gols de Nacho Fernández e Ademir, e aliviou a pressão sobre o técnico Turco Mohamed. Com o resultado, o Galo chegou aos 21 pontos, assumiu a 4ª colocação e entrou no G-4 do Brasileiro. Com 15, o Fla está em 14º.

Com muita aplicação tática, disposição e diante de um rival improdutivo, o Galo foi superior durante todo o jogo e se impôs em todos os aspectos.

Na próxima quarta (22), os rivais voltam a se encontrar, mas em duelo válido pela Copa do Brasil. O primeiro jogo pelas oitavas de final será no Mineirão, às 21h30.

Quem foi bem: Nacho dita o ritmo
Nacho - HEDGARD MORAES/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO - HEDGARD MORAES/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: HEDGARD MORAES/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Autor do gol, Nacho Fernández foi o termômetro do Galo na partida. Preciso nos passes e na distribuição, o argentino se movimentou bastante e estava no lugar certo para abrir a contagem no Mineirão.

Quem foi mal: Vitinho apagadíssimo

Escolhido para substituir Bruno Henrique, Vitinho não justificou a opção de Dorival Jr. Aberto preferencialmente pelo lado esquerdo, o camisa 11 foi nulo na armação e lento na hora de recompor. Abaixo da rotação que o jogo pedia, ele foi substituído por Marinho ainda no intervalo da partida.

O jogo do Atlético-MG: sufoco no rival e aplicação

O Atlético teve como estratégia utilizar as beiradas do campo para tentar chegar ao ataque. Pelo lado direito, Mariano foi muito participativo, assim como Keno pelo lado esquerdo. A equipe de Turco Mohamed sufocou o adversário na marcação e saiu em bloco para tentar agredir. O Galo fez um jogo marcado por muita aplicação tática e mereceu a vitória do início ao fim.

Flamengo: atuação inofensiva

O Flamengo teve enorme dificuldade para sair jogando e e facilmente anulado pela boa marcação do rival. Lento na troca de passes e sem nenhuma inspiração, o Fla foi uma equipe previsível e pouco ameaçou o gol de Éverson. Na marcação, o time só se encontrou um pouco mais com a entrada de Arão na vaga de Andreas, mas a atuação frágil acende um alerta na Gávea.

Cronologia

Aos 34 do primeiro tempo, Keno cabeceou, Diego Alves rebateu e Nacho completou para o gol. Aos 39 minutos do segundo tempo, Ademir recebeu de Hulk e bateu rasteiro para ampliar.

Jair leva a pior

Em disputa de bola casual com João Gomes, aos 30 minutos do primeiro tempo, o volante Jair levou a pior e fraturou um dedo da mão. O jogador deixou o campo e foi substituído por Otávio.

Apoio ao ídolo

Diagnosticado com uma lesão multiligamentar no joelho, o atacante Bruno Henrique não foi esquecido pelo clube. Na partida de hoje, o Fla entrou em campo com a inscrição "Força, BH27" em sua camisa.

Arquibancada em festa

Na entrada das equipes em campo, a torcida atleticana formou um mosaico que trazia a inscrição "Vencer". A festa foi preparada na madrugada de sábado para domingo no Mineirão.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG X FLAMENGO

Competição: Campeonato Brasileiro - 13ª Rodada
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 19 de junho de 2022, sábado
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (FIFA/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA/SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Gols: Nacho Fernández, aos 34 minutos do primeiro tempo; Ademir, aos 39 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Marinho (FLA); Nacho, Mariano (ATL)
Cartões vermelhos:

ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair e Nacho Fernandéz (Réver); Vargas (Ademir), Keno (Rubens) e Hulk (Sasha). Técnico: Turco Mohamed.

FLAMENGO: Diego Alves; Matheuzinho, Rodrigo Caio, Pablo e Ayrton Lucas; João Gomes (Diego), Andreas Pereira (Willian Arão), Everton Ribeiro (Lázaro) e Arrascaeta; Vitinho (Marinho) e Gabigol (Pedro). Técnico: Dorival Junior.